Alonso Pereira Duarte Júnior & Outros (Orgs.) – Diálogos Interdisciplinares No Direito

Posted on Posted in Ciências Sociais, Direito, Filosofia

O homem pensante pode divergir, mas antes de tudo deve ser cauteloso, pois das ideias, nem sempre convergentes, brota a imensa variedade de pensamentos que norteiam a humanidade e lhe abrem os caminhos do saber. A presente coletânea de artigos corresponde ao estudo desenvolvido pelos diversos professores do Curso de Direito do Uninovafapi fruto dos estudos interdisciplinares desenvolvidos na graduação.
A retórica desenvolvida pelos autores propicia ao leitor uma visão didático-científica da obra, despontando, sobretudo, na abordagem dos diversos conteúdos jurídicos, temas atuais e de instigante discussão.
O primeiro artigo destaca as controvérsias da aplicação da prescrição virtual, atualmente tema que tem despertado frutíferas discussões, dentro dessa seara do direito penal, segundo a visão do professor Alonso Duarte e sua pesquisadora Eliane. Enfocando a pesquisa na Ciência do Direito na seara das novas relações jurídicas imantadas pela internet, a professora Joana trata da tutela da privacidade no marco civil da internet.
Dentro de uma sistemática jurídico-histórica o mestre Marcelo Eulálio trata de maneira detalhada da idade média e os fatos que caracterizaram e concorreram para a formação do Estado moderno. Na Constituição de 1988 deu-se a ampliação dos direitos e garantias individuais, entre eles, a participação direta do povo e o despertar da importância do papel do legislativo. Partindo dessa premissa, o professor Alexandre e sua aluna Rafaela analisaram a manifestação parlamentar e a (i)legitimidade da abstenção do voto.
Uma temática atual e que traz uma grande mobilização social é a previdência social, em particular a professora Auricelia e sua orientanda Thalita trazem a análise das alterações causadas pela Lei 13.135/15 para o benefício pensão por morte.
No contexto da atual sistemática da soberania popular, o professor Cleber de Deus aborda com clarividência que lhe é peculiar o tema Associação, civismo e participação e a democracia brasileira despertando no leitor o contexto de participação social atual.
A professora Dione e sua aluna trazem à baila o dano existencial nas relações de trabalho, discussão realizada frente os novos desafios enfrentados nas relações trabalhistas permeando um enfoque que chega aos tribunais causando uma série de questionamentos.
Partindo de uma visão holística a obra demonstra a maturidade de pesquisas acadêmicas dos estudos teóricos, sem dúvida permitindo ao leitor fazer uma análise crítica sobre os diversos temas que são atuais. Quanto ao estilo a coletânea é objetiva, técnica e de leitura agradável, o que demonstra a formação e personalidade dos autores com apurada formação em pesquisa.

Deixe uma resposta