Metodologia Científica – Um guia prático para profissionais da saúde tem como objetivo oportunizar aos leitores o primeiro contato com a metodologia científica.
Esta obra diferencia-se das demais por apresentar um conteúdo extremamente prático, no qual os profissionais da área da saúde poderão utilizar ferramentas práticas, digitais e online para aumentar sua visibilidade acadêmica, busca de artigos científicos, indicadores de qualidade científica, elaboração, estruturação e formatação de projetos de pesquisa.
Além do conteúdo de metodologia científica, esta obra conta com um capítulo exclusivo que explica técnicas que irão otimizar a sua performance de estudo. Por fim, o leitor também terá acesso a conceitos fundamentais de ciência e de modelos de investigação científica.
As discussões quase que intermináveis e sugestivas sobre pontos distintos em torno de diferentes temas é o primeiro passo para iniciar o aprendizado de ciência no âmbito científico.
As incertezas e as várias relações com conceitos e interpretações estabelecidas a partir de temáticas do senso comum, são fatores que motivam o indivíduo a tornar-se um pesquisador. Vamos abordar o conceito de ciência, paradigma, as características e tipos de conhecimento, além de esclarecer os meandros existentes na comunidade científica.
Epistemologia significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações. A epistemologia surgiu com Platão, onde ele se opunha à crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um ponto de vista subjetivo enquanto que o conhecimento é o conjunto de todas as informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia.
Sabendo que o conhecimento científico é provisório, jamais acabado ou definitivo, a principal meta da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, por meio do estudo da origem, da estrutura, dos métodos, da validade do conhecimento e do grau de certeza do conhecimento científico nas suas diferentes áreas.

Deixe uma resposta