Nos últimos anos observamos um grande aumento no número de informações científicas, sobre biologia molecular, genética e indicadores de aptidão física relacionada à saúde e performance esportiva. Biologia Molecular Aplicada Ao Exercício Físico é a primeira obra em português que enfatiza uma combinação de diversos tópicos e o que existe de mais atual na área da Biologia Molecular Aplicada ao Exercício.
Nesta obra reunimos a expertise de pesquisadores da área de bioquímica, biologia molecular e fisiologia do exercício da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/SP, propondo um conteúdo completo e ao mesmo tempo conciso e relevante com uma linguagem clara e acessível para alunos de graduação, pós-graduação Latu Sensu e profissionais da área da saúde.
Biologia Molecular Aplicada Ao Exercício Físico foi estruturado em torno de temas centrais da ciência do exercício, no qual você entenderá o porquê alguns atletas destacam-se da maioria, porque algumas pessoas são mais responsivas ao treinamento resistido ou de endurance, quais os genes candidatos da Performance e se o Doping genético é uma realidade ou ficção.
Nos primeiros capítulos, o leitor encontra informações sobre a estrutura dos ácidos nucléicos, uma visão geral do controle da expressão gênica e aspectos-chave do controle da síntese proteica e hipertrofia muscular. Nos últimos capítulos, o leitor aprofunda seus conhecimentos e entende como o exercício físico regula o metabolismo energético, o remodelamento muscular e a capacidade cardiorrespiratória e como as técnicas de biologia molecular são utilizadas como ferramentas para terapias gênicas, determinação do controle da carga de treinamento e controle antidoping.
Por fim nossa equipe de experts considera esta obra essencial para que o profissional de Educação Física construa uma formação sólida em biologia molecular e compreenda melhor os mecanismos e adaptações moleculares induzidos pelo exercício físico, o que possibilita a elaboração e periodização de programas de treinamento com maior rigor científico.

Deixe uma resposta