Auriluce Pereira Castilho & Outros (Orgs.) – Manual De Metodologia Científica

Posted on Posted in Educação, Filosofia

O Manual de Metodologia Científica  tem como finalidade orientar o leitor, de uma forma prática, quanto à elaboração de trabalhos acadêmico-científicos, garantindo a qualidade dos mesmos perante as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Manual de Metodologia Científica orienta sobre a utilização das normas ABNT, além de expor os princípios gerais para a apresentação dos elementos pertinentes ao trabalho acadêmico-científico, como construção de projeto e monografia, enfatiza suas particularidades, tais como citações e notas de rodapé, documentos diversos e referências.
Define, ainda, como apresentar relatório, painel, resumos, artigo, buscando sempre deixar claro suas formatações e, acima de tudo, contribuir para a unificação constituída para a elaboração dos trabalhos científicos, deixando desta forma, fluir as comunicações efetuadas por meio dos resultados das investigações.
Este trabalho está atualizado até a presente data, com as alterações da ABNT, desta feita, esperamos que esta nova face do Manual de Metodologia Científica possa contribuir nas elaborações de trabalhos acadêmico-científicos de uma forma mais clara e precisa.
Pesquisar é uma necessidade de todos os indivíduos. Tem como sinônimo a busca, a indagação para alcançar a qualificação como um processo de investigação científica, requer emprego de metodologia científica.
As pesquisas geram as ciências, e por sua vez, as tecnologias. Abrangem todas as áreas onde atua o homem, desde a produção de utensílios domésticos, passa pela produção industrial, agricultura, telecomunicação, informática, até a biotecnologia. Por meio dela, tem o homem explorado, de forma mais rápida e eficiente, o meio ambiente, o espaço, a melhoria do setor agropecuário e da qualidade da educação, além de novas descobertas nas áreas médica, farmacêutica, informática, entre outras.
Assim, os estudos científicos vêm produzindo conhecimentos, ciências e tecnologias, por meio da geração de procedimentos, produtos, métodos para proporcionar qualidade de vida a todos.
Entende-se como ciência um acervo de conhecimentos científicos que se renova com a pesquisa para cada vez mais resolver problemas, desenvolver procedimentos, equipamentos, produtos e responder a questões.
Ainda pode-se definir que a ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento, com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.
A ciência caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável, falível, certo e real; pela investigação rigorosa, controlada, baseada em metodologia, proporcionando obtenção das conclusões científicas, desenvolvimento de teorias que serão aplicadas na prática.

Deixe uma resposta