Um livro de referência sobre a revolução que há cem anos quis mudar o mundo. Chamam-lhe síntese, pequena introdução, história breve, mas nada disso é para diminuir A Revolução Russa, da historiadora Sheila Fitzpatrick.
Pelo contrário, A Revolução Russa, publicado pela primeira vez ainda durante a Guerra Fria, tornou-se um clássico e é uma referência até hoje para todos os que procuram uma abordagem direta, acrítica, acessível, e ainda assim abrangente, de um tema que, cem anos depois, continua a ser complexo.
Atualizado ao longo dos tempos à luz de novos arquivos que se foram abrindo desde o fim da União Soviética, A Revolução Russa vai muito além do momento das revoluções de Fevereiro e Outubro de 1917.
Oferece o contexto, passa pela Guerra Civil de 1918-20, segue a transformação da sociedade e do Partido Bolchevique ainda com Lenine, e chega até à designada revolução de Estaline, culminando já nos anos 1930, com a Grande Purga.
Um dos eventos centrais do século XX é então aqui relatado com o entusiasmo narrativo que merece: a história de uma revolução que quis mudar o mundo, que deu origem a grandes vitórias e grandes sofrimentos, e que, tal como já tinha acontecido antes com a Revolução Francesa, acabou por devorar os seus próprios filhos.
A Revolução Russa deixa de lado as doutrinações ideológicas e consegue destrinchar os acontecimentos desse evento-chave do século XX tanto para especialistas quanto para leigos.”
Passados cem anos, a Revolução Russa continua a ser considerada um acontecimento decisivo para compreender o século XX e o tempo em que vivemos. Levou à implantação do regime comunista, abriu caminho para a criação da União Soviética e moldou boa parte da geopolítica global.
Com erudição e clareza, Sheila Fitzpatrick, uma das maiores autoridades no tema, narra a saga da revolução marxista que buscava derrubar o Czar e sonhava, assim, transformar a Rússia e o mundo. A Revolução Russa chega agora em edição revista e atualizada pela autora, lançando uma nova luz sobre um evento-chave da história moderna.

   

Deixe uma resposta