Rachel Neuberger – O Rádio Na Era Da Convergência Das Mídias

Posted on Posted in Comunicação, Internet, Tecnologia

O Rádio Na Era Da Convergência Das Mídias traça um perfil do mais popular dos veículos de comunicação que, em seus 90 anos de existência, a ser completados em 2012, tem uma história de superação.
Mudanças tecnológicas e de programação ao longo dos tempos garantiram a sobrevivência do rádio nos momentos mais desafiadores e moldaram-no tal como o conhecemos hoje, dinâmico, presente, atual, vibrante.
Em O Rádio Na Era Da Convergência Das Mídias, apresentam-se as leis que regem a radiodifusão no país, os códigos de ética que orientam o exercício dos radiodifusores e de jornalistas, a história do veículo, definem-se os diferentes tipos de rádio (comercial, educativa, comunitária, livre, pirata, poste, webrádio) e ainda se discutem as principais questões relativas ao rádio na era digital.

O filme “O Discurso do Rei” foi ganhador de quatro prêmios na 83ª edição do Oscar em 2011: melhor filme, melhor diretor (Tom Hooper), melhor ator (Colin Firth) e melhor roteiro original.
Mas a vitória informal também foi para um coadjuvante especial: o rádio. Um dos momentos mais interessantes nesse sentido acontece em um diálogo entre pai, rei George V, e o filho, príncipe Albert, pai da rainha Elizabeth II, que se tornaria o rei George VI.
Na ocasião, o pai explica ao filho: “Hoje já não basta mais posar como um grande general e comandante de tropas sobre o cavalo; precisamos entrar nas casas de nossos súditos”, mostrando o poder do rádio e seus desafios nos anos 1920, quando o rádio teve início.
O Rádio Na Era Da Convergência Das Mídias tem como objetivo resgatar justamente a magia do rádio nas suas questões de base, já que o estudo do radiojornalismo, de uma forma geral, se dá sob duas perspectivas distintas, porém complementares: teórica e prática.
Para que se aprenda a “fazer rádio”, como se diz no meio jornalístico — redigir, fazer locução ao vivo ou gravada, entrevistar, editar, etc. — é indispensável que se conheça, anteriormente, as particularidades deste veículo surgido no Brasil em 1922 e que, mais de uma década depois de ter entrado no século XXI, continua ativo e se reinventando com a tecnologia digital e suas múltiplas facetas hipermidiáticas proporcionadas pela Internet.

Deixe uma resposta