José Maurício Sforcin & Outros – Própolis E Geoprópolis

Posted on Posted in Agronomia, Biologia, Ecologia, Farmacologia, Medicina

As abelhas despertam curiosidade, admiração e respeito na humanidade há muito tempo e exerceram papel importante nas civilizações antigas. No Egito, havia a dança chamada “passo da abelha”. Na Grécia, eram valorizadas no comércio (uma das faces da moeda grega estampava uma abelha como símbolo de riqueza) e na literatura. Os romanos veneravam-nas como representação de defesa do território.
Elas atuam como agentes determinantes na polinização de muitas espécies vegetais e, desse modo, desempenham papel fundamental na preservação da diversidade de plantas floríferas e asseguram a produção mundial de alimentos. Atualmente, elas também têm importância econômica, pois são essenciais para a apicultura.
Neste livro, diversos especialistas apresentam novas investigações sobre o potencial biológico de dois importantes produtos dessa indústria: a própolis e a geoprópolis.
A própolis é um material resinoso, produzido por abelhas africanizadas e por abelhas sem ferrão (meliponíneos) e apresenta inúmeras propriedades biológicas. A geoprópolis é produzida por abelhas indígenas ou sem ferrão e é ainda pouco conhecida pela comunidade geral.
O leitor acadêmico ou leigo encontrará aqui reunidas informações sobre essas abelhas e atividades biológicas, efeitos colaterais, recomendações de uso, versões comerciais disponíveis e novas estratégias terapêuticas desses produtos.
Muitos trabalhos já foram desenvolvidos com a própolis produzida por abelhas africanizadas, mas nos últimos anos há grande interesse pela própolis e pela geoprópolis produzida por meliponíneos, o que possibilita novas investigações e maior conhecimento sobre o potencial biológico desses produtos.
Reunimos aqui informações sobre essas abelhas, as atividades biológicas da própolis e da geoprópolis evidenciadas cientificamente, possíveis efeitos colaterais, recomendações de uso de produtos disponíveis comercialmente e novas estratégias terapêuticas.
Esta obra abre perspectivas de trabalho sobre o tema, pois o conhecimento da ação da própolis e da geoprópolis pode levar à descoberta de novos fármacos importantes para a população, evidenciando a importância da pesquisa básica. Também tivemos o cuidado de apresentar as informações de modo a atingir não apenas a comunidade acadêmica, mas também o consumidor que carece e anseia por informações sobre a eficiência de produto apícola ou meliponícola.

Deixe uma resposta