Veyzon Campos Muniz (Org.) – Direito, Política E Cinema (Com Spoilers) Vol. II

Posted on Posted in Ciências Sociais, Cinema, Direito

Ana Maria Bahiana, jornalista e escritora com uma carreira focada na crítica cinematográfica, defende que “no contrato implícito para o pleno desfrutar do cinema, nosso papel é o de ser uma plateia inteligente”.
Compartilhando desta ideia e entendendo que a construção de pensamento ocorre nas salas de aula, mas também nas salas de cinema, o presente livro, gerado no âmbito do projeto de pesquisa Participação Política Cidadã e a partir das aulas de Ciência Política e Teoria do Estado do Curso de Direito da FACCAT, no ano letivo de 2017, busca, em sua essência (e aspiração), qualificar o espectador de um filme a partir do que podemos identificar como uma esperada virtude da leitura.
O espectador-leitor, após essa experiência de imersão no conjunto de análises críticas dos alunos-autores sobre o conteúdo político e jurídico de produções cinematográficas, poderá assistir a filmes com outras perspectivas (indubitavelmente, mais qualificadas).
Sem medo de fazer pequenas revelações estratégicas sobre alguns fatos importantes das histórias dos filmes (os spoilers), os autores nos ajudam a reconhecer que, para além do entretenimento, o cinema pode proporcionar um ambiente de percepção de realidades políticas e instrumentos jurídicos.
Seguindo a fórmula do primeiro volume de Direito, Política E Cinema (Com Spoilers), os estudantes valem-se da expressividade, criatividade e argumentação para o desenvolvimento de seu raciocínio jurídico aplicado às obras cinematográficas.
Como bem leciona Amnon Reichman, pósdoutor em Ética pela Universidade de Harvard (EUA) e professor de Teoria do Direito na Universidade de Haifa (Israel), prima facie, existem conexões teóricas que ligam os aspectos estruturais e normativos do Direito e do Cinema aos domínios da cultura, da arte e da linguagem de uma comunidade.
Tais eixos teóricos, como os construídos no âmbito dos estudos e investigações sobre Política e Estado, podem ser suficientemente sólidos para sustentar análises científicas sérias – e isto é, justamente, o que o presente livro proporciona a quem o lê.

Deixe uma resposta