Agemir Bavaresco & Outros (Orgs.) – Leituras Da Lógica De Hegel

Posted on Posted in Filosofia

Esta publicação é fruto do primeiro Encontro Nacional sobre a Ciência da Lógica De Hegel, realizado nos dias 27 e 28 de setembro de 2017, no Auditório do Prédio 5 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul, em Porto Alegre.
Esse encontro foi idealizado a fim de reunir pesquisadores, estudantes e público em geral interessados nas discussões acerca da filosofia hegeliana, em especial, daquelas que concernem à Ciência da Lógica.
Essa obra está sendo traduzida, integralmente, pela primeira vez em língua portuguesa. O primeiro livro, a Doutrina do Ser, foi traduzido em 2016, e o segundo livro, a Doutrina da Essência em 2017.
Trata-se de um empreendimento de iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS, através do seu coordenador, professor Dr. Agemir Bavaresco e do professor Dr. Christian Iber.
A tradução busca ampliar o público leitor de uma das principais obras do pensamento hegeliano, através de um trabalho em equipe que envolve convidados e colaboradores, tais como o professor Dr. Federico Orsini, também da PUCRS, e a doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marloren Miranda, dentre outros.
O evento realizado em Porto Alegre visou à comemoração da realização desse trabalho inédito e ampliar o debate acerca dos temas hegelianos que fazem parte dessa obra, ainda tão pouco estudada pelo público brasileiro.
O evento, assim como a publicação deste volume, contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com a Editora Fi, e foi organizado pelos professores Dr. Agemir Bavaresco, Dr. José Pinheiro Pertille (UFRGS), pela doutoranda Marloren Lopes Miranda e doutorando Jair Tauchen (PUCRS), em uma iniciativa conjunta do PPG em Filosofia da PUCRS e do Núcleo de Estudos Hegelianos – NEHGL – da UFRGS.
Agradecemos a todos os participantes do evento, vindos de diversos lugares do país e do exterior, aos convidados e àqueles que submeteram trabalhos para apresentação, que disponibilizaram seus textos para serem publicados neste volume.

Deixe uma resposta