Jorge José Santos Pereira Solla – Estratégias Da Política De Gestão Do Trabalho E Educação Na Saúde

Posted on Posted in Administração, Enfermagem, Medicina, Saúde

Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: experiências da Bahia apresenta o esforço de gestores e dos trabalhadores na busca por desenvolver ações comprometidas com as políticas públicas de saúde do estado. Desta forma, através da sistematização e reflexão sobre as experiências desenvolvidas pelos trabalhadores que compõem a SUPERH, esperamos contribuir para um maior embasamento técnico, político e pedagógico no âmbito da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Educação na Saúde se apresenta como uma estratégia técnico-político-pedagógica que potencializa a Gestão do Trabalho, visando não apenas qualificar os trabalhadores, mas também melhorar a atenção, a gestão do sistema de saúde e o controle social.
Com esta publicação, a Sesab reafirma o compromisso com o fortalecimento do SUS. Estratégias da política de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: experiências da Bahia é uma produção histórica, cultural e política construída por trabalhadores da saúde, agentes transformadores de seus saberes e práticas. Autores de trajetórias diversas, técnicos e gestores buscam dar conta dos desafios da prática através de relatos de experiência ou pesquisas acadêmicas, possibilitando a rica articulação entre a produção do conhecimento e a atuação profissional.
O capítulo introdutório, escrito pelas gestoras que estiveram à frente da SUPERH no período de 2007 a 2012, apresenta os marcos que caracterizaram o processo de estruturação, implantação e implementação da Superintendência e da Política Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES), constituindo-se em um rico material para a reflexão em torno das facilidades e dificuldades de implementação da política de saúde no âmbito estadual.
Os capítulos seguintes buscam o aprofundamento do debate em torno dos princípios e diretrizes adotados como referencial para o ordenamento, formação, qualificação, regulação, gestão e desenvolvimento dos trabalhadores do SUS – Ba. As ações estratégicas desenvolvidas são apresentadas a partir de seus dois grandes eixos: Gestão do Trabalho e gestão da educação na saúde.

Deixe uma resposta