Emanuel Fonseca Lima & Carmen Soledad Aurazo De Watson (Orgs.) – Identidade E Diversidade Cultural Na América Latina

Posted on Posted in Ciências Sociais

A convivência harmônica entre os povos é um espinhoso e ainda não superado desafio que ganha maior proeminência em tempos de recrudescimento de práticas de dominação cultural.
Episódios de violência xenófoba e a sistemática violação e retrocessos na proteção dos direitos de minorias têm colocado sob dúvida a capacidade de tolerância para com o diferente.
Além dos efeitos sobre a identidade e dignidade dos integrantes de minorias, essas práticas comprometem a diversidade cultural da sociedade contemporânea, contribuindo para o desaparecimento de línguas, costumes, formas de expressão e concepção do mundo.
Diante da relevância do tema, em dezembro de 2015 o Centro Comunitário Inti Wasi, organização não governamental que promove o direito de imigrantes latino-americanos no Brasil, organizou, com o apoio do Consulado Geral do Peru em São Paulo e do Memorial da América Latina, o Seminário “Identidade Cultural e Patrimônio Linguístico dos Povos Originários da América Latina”.
A partir de debates e ideias desenvolvidos neste evento, foi gestado um novo projeto: uma obra que se propõe a refletir sobre as contribuições que a América Latina pode oferecer para a valorização da diversidade e a proteção da identidade dos diversos grupos culturais.
O presente trabalho adota uma perspectiva plural e interdisciplinar, reunindo 17 artigos de autores com diferentes formações acadêmicas, provenientes do Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, México e Peru. São textos tanto de acadêmicos, dentre jovens pesquisadores e professores com maior experiência, quanto de autores ligados a movimentos sociais e que lidam em seu dia a dia com os temas tratados no e-book.
Buscamos, dessa forma, diversificar ao máximo os olhares que podem ser lançados sobre a questão, fazendo com que o livro também contemple e valorize abordagens externas ao âmbito acadêmico.
Optamos pelo formato de e-book, distribuído em formato aberto e com textos em língua portuguesa e espanhola, a fim de facilitar a difusão da obra e promover a necessária reflexão sobre os variados aspectos da identidade e diversidade cultural, tais como os fundamentos, elementos e políticas de proteção à identidade cultural dos povos originários, imigrantes e demais minorias nos países latino-americanos.

Deixe uma resposta