Ariel Novodvorski & Outros (Orgs.) – Ensaios Em Teorias Linguísticas

Posted on Posted in Linguística

Ensaiar talvez seja uma das mais dolorosas ações de um acadêmico, haja vista que é por meio desse labor que ele pode praticar ciência, ou mesmo reinventá-la, tirando-a de um possível concretismo das coisas e do mundo.
É por meio de um ensaio que um acadêmico avalia, testa e experimenta criticamente as propriedades, as qualidades ou as maneiras de se usar, entender e praticar um conjunto de realizações, sejam elas científicas, artísticas ou humanas.
É também pelo ensaio que um estudioso pode propor novas soluções e novas epistemes para os mais variados funcionamentos, questionamentos, paradigmas e fundamentos da ciência.
O livro Ensaios Em Teorias Linguísticas foi escrito por uma ação complexa, mas ao mesmo tempo necessária: ensaiar. Durante o primeiro semestre do ano de 2014, os alunos do curso de pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia tiveram a oportunidade de cursar a disciplina Teorias Linguísticas e rever com profundidade a história geral das epistemes e das teorias da ciência linguística e suas derivadas.
Não bastava, entretanto, rever, estudar, memorizar e conhecer intensamente o que cada linguista havia feito, criado ou pensado sobre a língua e a linguagem. Para além disso, era necessário ensaiar, exatamente porque ali estavam futuros cientistas da linguagem, profissionais que serão responsáveis pelos rumos que a Linguística pode tomar.
Tem-nos parecido que, de um modo geral, a academia brasileira ainda está imbuída de tradicionalismos e academicismos oriundos de um sectarismo e de uma escolástica pseudoeuropeia e pseudoamericana que, para empreitarem novos estudos sobre a língua no campo da Linguística, não fogem de Chomsky ou Saussure e suas teorias.
É necessário considerarmos que muitas pesquisas com teor linguístico e uma genuinidade fantástica têm sido produzidas em nosso país; contudo, a falta de empoderamento e apoio por parte das instituições acadêmicas e associações científicas faz com que esses trabalhos acabem engavetados, provocando assim um rombo nos índices de produção científica brasileira e de poder que os nossos trabalhos podem ter para aqueles que carecem de possíveis respostas para suas indagações.
Almejando empoderar os futuros mestres e doutores em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia, Ensaios Em Teorias Linguísticas foi criado com o intuito de dar voz aos alunos da disciplina Teorias Linguísticas, para que eles registrassem suas indagações, seus pensamentos e ensaios sobre onde estamos e para onde podemos ir no campo da Ciência Linguística.

Deixe uma resposta