Jair Moura – A Capoeiragem No Rio De Janeiro Através Dos Séculos

Posted on Posted in Educação Física, História

Neste livro foram reunidas, ressaltadas, produções, difundidas por diversos veículos de comunicação que não atingiram todos os segmentos dos interessados em estudar as variadas características assumidas pela capoeiragem no decurso dos tempos, pois estavam imersas em arquivos, coleções, bibliotecas, que neste volume são vistoriadas, condensadas, reproduzidas, concatenadas, com o objetivo de inteirar o leitor dos diversos aspectos, históricos, técnicos, e delituosos, atinentes à capoeiragem fluminense.
Nesta sérue, foram concatenados artigos que abordam a implantação e a propagação da capoeiragem no Rio de Janeiro, desde os tempos coloniais.
Destacamos vultos que se projetaram neste setor, e episódios marcantes, característicos, das diversas fases evolutivas da capoeiragem.
Tivemos a preocupação de ressaltar feitos, fatos, eventos, omitidos, desconhecidos por muitos estudiosos que tem abordado o assunto.
Um objetivo primordial, que presidiu a confecção deste trabalho, é enfatizar a infiltração gradativa, a expansão, a propagação, a disseminação da capoeiragem nos setores mais elevados da sociedade, abrangendo políticos, militares, homens de letras que a praticavam como exercício físico.
Tenho constatado nas minhas investigações, que este aspecto tem sido descurado, não é abordado por muitos historiadores, que, nos seus trabalhos, não dissociam, focalizando reiteradamente o entrosamento da capoeiragem com a marginalidade.
Devemos porém destacar que, excepcionalmente, no seu tempo, um notável escritor, Raul Pederneiras, já ressaltava a eficiência da capoeira, para enfrentar vitoriosamente as agressões, os ataques, que salvaguardavam a integridade física de muitos vultos, integrantes de elevadas camadas da sociedade, que desenvolviam as suas habilidades, as suas agilidades, através da capoeira.
Fruto de meticulosas pesquisas, compulsamos notáveis escritores brasileiros que, nos seus livros, artigos, reportagens, entrevistas, forneceram subsídios, dados, que foram enfeixados no presente volume, e que possibilitam que o estudioso, o pesquisador da atualidade, tenha uma visão ampla, nítida, das várias etapas, através dos tempos, desenvolvidas pela capoeiragem, mormente por negros e mestiços.
Vários escritores ilustres, tem debatido, explanado, o palpitante assunto vinculado ao nascimento, propagação e implantação da capoeiragem no Rio de Janeiro. E, apesar de amplamente ventilado, de reiteradas pesquisas visando aclarar o assunto, não se chegou a uma conclusão definitiva.

Deixe uma resposta