Douglas João Orben & Outros (Orgs.) – A Invenção Da Modernidade

Posted on Posted in Sem categoria

O presente trabalho coletivo busca dar seguimento às homenagens prestadas na “1ª Jornada Ulbra de Filosofia do Direito” ao professor Dr. Thadeu Weber que integra os Programas de Pós-graduação em Filosofia e Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. O livro conta com a seleção de 24 ensaios, incluindo o principal, vindo da pena do próprio homenageado. Nesse texto, o professor discute o eminente embate entre liberais e comunitaristas, a partir de Rawls e Sandel, partindo em defesa do primeiro, em virtude da interpretação apressada do segundo. Trata-se de uma resposta inédita e original para um problema insistente que rende muito mal-entendido a respeito dos valores políticos de liberdade e igualdade.
Os demais 23 ensaios estão distribuídos nas quatro temáticas que nortearam o evento: Ética, Política, Direito e Moral.
Há, assim, uma rica cobertura da Teoria da Justiça em sua mais ampla acepção. Pois, os textos abordam os temas cobrindo um período que se estende da antiguidade até o debate atual da democracia. A primeira parte trata da Ética e conta com as contribuições de Arthur Ferreira Neto, Jaderson Borges Lessa, Leandro Cordioli, Luis Fernando Barzotto e Wilson Franck Junior.
A segunda aborda as questões atinentes à Política e à Democracia e conta com os escritos de Carlos Roberto Bueno Ferreira, Everton Maciel, Felipe Held Izquierdo, Hellen Maria de Oliveira Lopes, Henrique Raskin, Luã Jung e Thiago Mello da Silva. A terceira parte diz respeito ao Direito, apresentando as colaborações de Anna Paula Bagetti Zeifert, Bruno D’Ambros, Carlos Marcelo Neutzling, Celestino Taperero Fernando, Daniel Ortiz Matos e João Gilberto Engelmann. A quarta parte da obra é dedicada ao estudo da Moral, sendo composta pelos trabalhos de Carlos Adriano Ferraz, Douglas João Orben, Emerson Martins Soares, John Florindo de Miranda e Sabrina Ruggeri. Portanto, o leitor estará certamente bem atendido com a abrangência da presente obra.

Deixe uma resposta