Este livro foi escrito visando responder perguntas como “Como posso fazer uma boa mixagem?” e “Como você pode criar uma mixagem?”
Embora a grande maioria das pessoas saiba do que gosta esta mesma maioria normalmente não sabe como conseguir o que gostam quando estão no estúdio.
Para responder a estas perguntas, eu explico e utilizo gráficos/figuras como ferramentas para fazer compreender o “mundo da dinâmica” que um engenheiro pode criar com o equipamento no estúdio.
É fácil aprender a função de cada equipamento no estúdio; você pode ler os manuais de usuário ou bons livros que estão disponíveis e que explicam os diversos usos dos equipamentos.
A grande dificuldade reside em saber usar o equipamento e em aprender que combinações de equipamento são utilizadas para criar boas mixagens. Uma vez você estando “por dentro” do que os botões fazem, de que maneira você os irá operar?
Em outros campos da produção artística não há falta de livros que tentam explicar a estética das diversas formas de arte.
Da música a Artes Plásticas, estes livros tentam explicar como responder à pergunta “Como fazer uma Grande Arte”. Mas a gravação é um campo relativamente novo, e muito pouco foi escrito sobre a “Arte” da Mixagem.
Este é um dos primeiros livros que tenta explicar pelo lado prático a criação de uma mixagem. Isto não é uma tarefa simples, porque são muitos os estilos musicais, que por sua vez são baseados em um número e tipos de instrumentos diferentes, e sendo assim são gravados diferentemente.
Cada estilo musical possui seus valores próprios e estes valores ficam mudando constantemente. O número de variações é infinito. Talvez ninguém tenha abordado este assunto tão complexo como a mixagem devido à falta de uma estrutura para analisar o processo.
Sem uma estrutura é difícil explicar o que está acontecendo de forma que seja compreendido quando diferentes coisas estão acontecendo ao mesmo tempo em uma mixagem. Na música, a teoria musical fornece esta estrutura. Este livro introduz uma estrutura de forma que possa ser compreendido tudo o que os engenheiros fazem durante um processo de mixagem.

One thought on “David Gibson – A Arte Da Mixagem

Deixe uma resposta