Maria Margarete Fernandes De Sousa – A Linguagem Do Anúncio Publicitário

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A Linguagem Do Anúncio Publicitário, que aborda a linguagem do texto do gênero anúncio, é mais uma que trilha o percurso da análise de gêneros e encontra abrigo na Linguística Textual, também seguindo os passos desses autores, dentre outros pesquisadores. Porém, nosso interesse recai em um estudo mais detido da linguagem publicitária, mais especificamente, de anúncios de turismo do Ceará.
Sobre este tema, não encontramos estudos específicos, o que nos motiva a uma investigação mais cuidada, haja vista o grande polo turístico que é este espaço geográfico e, por isso, produtor, também, de material de divulgação de seus “produtos”. Além do mais, Fortaleza e o Ceará, de modo geral, têm crescido substancialmente em termos de centros e faculdades de estudos que oferecem curso em publicidade e propaganda, pois os empreendedores reconhecem, nessas profissões, o futuro. Mais importante, contudo, é a relevância desta reflexão para os profissionais e estudantes de Letras que se dedicam ao estudo e à pesquisa em gêneros e estratégias de construção dos sentidos dos textos, bem como para os profissionais (estudantes) de Publicidade e Propaganda, que, igualmente, se dedicam ao estudo do texto e do discurso publicitário.
A Linguagem Do Anúncio Publicitário destaca os seguintes aspectos: a) o gênero anúncio publicitário [de turismo] que, embora circule com muita frequência na sociedade, ainda não foi, suficientemente, discutido e estudado no meio acadêmico quanto ao seu status de gênero textual; b) a discussão da linguagem publicitária usada no turismo que poderá contribuir para a compreensão e disseminação de outras formas de expressão linguística, nesse gênero e em outros que circulam na sociedade.
A Linguagem Do Anúncio Publicitário contribuirá também como fonte de informações sobre este gênero, além de oferecer uma revisão bibliográfica que poderá ajudar os alunos de graduação, tanto da área de linguística quanto da área de comunicação social, a compreender melhor certas nuanças que envolvem o referido tema (e gênero).
Além disso, discutimos também concepções importantes para o desenvolvimento da pesquisa, como a noção de anúncio publicitário, anúncio publicitário de turismo, mecanismos de construção de sentidos do texto publicitário: processos referenciais e multimodalidade.
A Linguagem Do Anúncio Publicitário apresenta os pontos básicos referentes ao estudo dos processos de organização textual-discursivos nos anúncios de turismo, no sentido de destacar de que forma estes processos são mecanismos, de fato, que contribuem para caracterizar a linguagem do texto do referido gênero.

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