Nelma De Cássia Silva Sandes Galvão & Outros (Orgs.) – Educação, Tecnologia, Ambiente E Sustentabilidade

Posted on Posted in Sem categoria

Educação, Tecnologia, Ambiente E Sustentabilidade: Perspectivas Multidisciplinares é a primeira publicação do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
A obra, escrita a muitas mãos por jovens e experientes pesquisadores, reúne em um Ebook, quatorze textos de mais de trinta autores que nos guiam por diferentes metodologias e referenciais teóricos no universo da Educação, Ambiente e Sustentabilidade e Tecnologias.
A proposta multidisciplinar nos convida a reflexões e aprendizados diversos. Na temática Educação, discute da importância dos saberes populares na formação de educadores da educação do campo à luta por direitos humanos em educação dos sujeitos do campo, debate tão importante quanto necessário nos dias de hoje e sempre.
A discussão sobre a temática da acessibilidade, num país com milhões de pessoas com deficiência, se faz presente nos ensaios sobre formação em Tecnologia Assistiva e relações de mães e filhos com deficiência.
Educação de jovens e adultos, educação socioambiental e dinâmica inovadora de narrativas orais também estão presentes neste ebook.
A temática Ambiente e Sustentabilidade é tratada por meio de discussões sobre temas como energias renováveis, biocombustíveis e preservação do meio ambiente por meio da atuação das redes solidárias.
A preocupação com os padrões de consumo atuais e o breve esgotamento dos recursos naturais do nosso planeta Terra são o pano de fundo e elo entre os trabalhos. Por fim, à luz da temática Tecnologia, o ebook traz artigos que versam sobre a construção de modelos de processos físicos e químicos utilizando hardware e/ou software.
O livro na sua essência procurou representar a diversidade de ações que estão sendo gestada no CETENS com ênfase no potencial inovador destas atividades. Entende-se que diálogos importantes foram estabelecidos pelos autores na direção da criação de redes entre ensino, pesquisa e extensão.

Deixe uma resposta