Filosofia E Ética

Filosofia E Ética situa-se num contexto em que diversas correntes filosóficas, seguindo a direção de Kant, propõem que a Filosofia seja, se não a instituidora de um “tribunal da razão”, ao menos uma “guardadora de lugar”, para que as ciências possam escapar aos limites cientificistas nos quais permanecem, via de regra, confinadas

; propõem que a Filosofia também seja uma “intérprete” mediadora do espaço entre essas mesmas ciências e a linguagem cotidiana.
Vivemos, além disso, hoje um momento de crise, em especial crise de referenciais: ausência de reflexão crítica acerca da consciência da inconsciência que permeia a existência humana.
Nesse sentido, a Unijuí estabelece a disciplina Filosofia e Ética como um exercício crítico do pensar e do agir humanos.
Na atual polêmica mundial acerca dos possíveis sentidos dos valores éticos, políticos, estéticos e epistemológicos, a Filosofia e a Ética têm um espaço a ocupar e muito a contribuir, pois giram em torno de problemas e conceitos criados no decorrer de sua longa história, os quais, por sua vez, geram discussões promissoras e criativas que, muitas vezes, desencadeiam ações e transformações. Por isso, permanecem atuais.
Ademais, Filosofia e Ética, enquanto disciplina acadêmica, desenvolve as potencialidades que a caracterizam: capacidade de indagação e crítica; qualidades de sistematização e de fundamentação; rigor conceitual; combate a qualquer forma de dogmatismo e autoritarismo; disposição para levantar novas questões, para repensar, imaginar e construir conceitos, além da sua defesa radical da emancipação humana, do pensamento e da ação livres de qualquer forma de dominação.
Um dos objetivos da formação acadêmico-profissional é a formação pluridimensional e democrática, capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de compreender a complexidade do mundo contemporâneo, suas múltiplas particularidades e especializações.
Nesse mundo, que se manifesta quase sempre de forma fragmentada, o estudante não pode prescindir de um saber que opere por questionamentos, conceitos e categorias de pensamento, que busque articular o espaço-temporal e histórico-social em que se dá o pensamento e a experiência humanos.
Como disciplina constitutiva da formação geral e humanista, considera-se que Filosofia e Ética pode viabilizar interfaces com os outros componentes para a compreensão do mundo da linguagem, das ciências, das técnicas, do mundo do trabalho e da política.

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Filosofia E Ética situa-se num contexto em que diversas correntes filosóficas, seguindo a direção de Kant, propõem que a Filosofia seja, se não a instituidora de um “tribunal da razão”, ao menos uma “guardadora de lugar”, para que as ciências possam escapar aos limites cientificistas nos quais permanecem, via de regra, confinadas; propõem que a Filosofia também seja uma “intérprete” mediadora do espaço entre essas mesmas ciências e a linguagem cotidiana.
Vivemos, além disso, hoje um momento de crise, em especial crise de referenciais: ausência de reflexão crítica acerca da consciência da inconsciência que permeia a existência humana.
Nesse sentido, a Unijuí estabelece a disciplina Filosofia e Ética como um exercício crítico do pensar e do agir humanos.
Na atual polêmica mundial acerca dos possíveis sentidos dos valores éticos, políticos, estéticos e epistemológicos, a Filosofia e a Ética têm um espaço a ocupar e muito a contribuir, pois giram em torno de problemas e conceitos criados no decorrer de sua longa história, os quais, por sua vez, geram discussões promissoras e criativas que, muitas vezes, desencadeiam ações e transformações. Por isso, permanecem atuais.
Ademais, Filosofia e Ética, enquanto disciplina acadêmica, desenvolve as potencialidades que a caracterizam: capacidade de indagação e crítica; qualidades de sistematização e de fundamentação; rigor conceitual; combate a qualquer forma de dogmatismo e autoritarismo; disposição para levantar novas questões, para repensar, imaginar e construir conceitos, além da sua defesa radical da emancipação humana, do pensamento e da ação livres de qualquer forma de dominação.
Um dos objetivos da formação acadêmico-profissional é a formação pluridimensional e democrática, capaz de oferecer aos estudantes a possibilidade de compreender a complexidade do mundo contemporâneo, suas múltiplas particularidades e especializações.
Nesse mundo, que se manifesta quase sempre de forma fragmentada, o estudante não pode prescindir de um saber que opere por questionamentos, conceitos e categorias de pensamento, que busque articular o espaço-temporal e histórico-social em que se dá o pensamento e a experiência humanos.
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