Geoprocessamento Sem Complicação apresenta, de forma didática, desde a conceituação das bases de dados, necessárias para o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs), até as técnicas de geoprocessamento; a estrutura de um SIG, seu comportamento e suas principais funções, sem descuidar da base cartográfica e dos critérios de decisão..
O estudo foi feito pelo próprio autor. A proposta busca mitigar, de forma clara e sucinta, os preceitos que envolvem o avanço das geotecnologias como ferramenta de extrema
importância para os geógrafos e outros profissionais, mas destacando aqui o profissional da geografia que. por sua vez, está, cada vez mais perdendo um leque de oportunidades na construção e desenvolvimento do nosso país.
Geoprocessamento Sem Complicação vem dar mais consistência à área de geotecnologias, a qual carece de obras produzidas por autores nacionais. A temática é apresentada de forma ampla, interagindo os conhecimentos e as multidisciplinaridades apresentadas por diversos campos do conhecimento. A linha de conceitos e definições ajuda na utilização desta ferramenta que, cada dia, torna-se mais significativa no meio social, econômico e ambiental, que o leitor, assim, pode ter uma visão mais simplificada do assunto com esta obra. No entanto, o arsenal disponível em grande parte, é direcionado a elementos mais específicos e técnicos; e, com esta obra, o autor preenche uma lacuna considerável no meio acadêmico e científico.
Geoprocessamento Sem Complicação é dividido em sete capítulos, iniciando com a Introdução; Geografia Tecnológica; Bases Cartográficas; Bases de Dados Georrefenrenciados; Estrutura de um SIG; Sensioramento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas e encerra com o item Tomada de Decisões e Geração de Critérios para Uso em SIGs.
Cada capítulo tem como premissa básica a descrição técnica informacional de elencar conceitos e definições. A introdução apresenta a breve evolução da ciência geográfica, onde é apresentado, de forma sucinta, os principais personagens da geografia em diversos períodos históricos e descreve as direções tomadas pela ciência geografia em cada época.

 

Deixe uma resposta