Esses tipos de jogos são uma poderosa ferramenta de trabalho para educadores em geral pois o jogo abre possibilidades para vários campos de trabalho inclusive para a música, principalmente utilizando para a propriedade do som duração, e auxiliando na coordenação motora fina, além de propor o uso da criatividade das crianças, desafiando-os a criar novos jogos e coreografias.Um dos maiores colaboradores desses jogos é o selo Lenga la Lenga.
O projeto Lenga la Lenga apresenta os trabalhos desenvolvidos pelo projeto de produção de material didático do Núcleo de Educação Musical, coordenado por Viviane Beineke e Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, que visa contribuir na formação de educadores musicais através da pesquisa e produção de materiais musicais para o público infanto-juvenil.
Os trabalhos caracterizam-se pela conjugação da qualidade artística e educativa, propondo materiais que partem de propostas pedagógico-musicais para uso do professor na educação básica.

Viviane Beineke é formada em Educação Artística, mestre e doutora em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora no Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina e foi minha professora no curso de Educação Musical pela UAB-UFSCar, na disciplina “Produção de Material Didático para Educação Musical”, uma das disciplinas que mais gostei do curso e que trouxe uma grande contribuição para minha formação.
Viviane foi uma das professoras mais presentes e desenvolveu, junto aos tutores, um material muito rico para nosso conhecimento e análise. Ela atua como pesquisadora na área de educação musical, desenvolvendo projetos de produção de material didático para o ensino de música nas escolas, oficinas de música e cursos de formação para professores.
É autora da coleção “Canções do Mundo para Tocar”, que traz arranjos de canções de diversos países para serem utilizados por grupos de crianças e jovens. Coordenou junto à Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas a publicação do livro/CD Lenga la Lenga, que apresenta canções infantis e folclóricas com arranjos para jogos de mãos, de copos e flauta doce.

Livro e CD

Deixe uma resposta