Em Educação E Serviço Social, a autora analisa as implicações entre a educação e serviço social como um possível elo para a construção da cidadania. Apoiada teoricamente no intelectual marxista italiano Antonio Gramsci, no educador brasileiro Paulo Freire e em outros que compartilham da mesma perspectiva, a autora parte do reconhecimento da importância da educação, nas suas mais diferenciadas formas, como um elemento essencial para a organização da cultura e para a formação do homem na direção de sua emancipação, cuja busca é também uma das principais missões do serviço social.
A pesquisadora estabeleceu como campo empírico de sua análise a prática profissional dos assistentes sociais no contexto da política de educação em municípios paulistas. Procurou, nesta empreitada, levantar como esses profissionais utilizam os espaços sociais e ocupacionais que se colocam no atual ordenamento jurídico que fundamenta a política de educação no estado de São Paulo.
Ainda articulou esta abordagem com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que delineia a política de atendimento para o setor. Também não deixou de analisar o próprio projeto ético-político da profissão, em cujo âmbito a educação como prática da liberdade deveria ocupar lugar central.

Eliana Bolorino Canteiro Martins possui graduação (1983) em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social da Instituição Toledo de Ensino de Bauru, mestrado (2001) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Franca, e doutorado (2007) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atuou como assistente social no Tribunal de Justiça do estado de São Paulo e é docente do curso de Serviço Social da Unesp, campus de Franca. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social na área da Educação e na área sociojurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Educação, criança/adolescente, família e processo de trabalho do assistente social.

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