A Sociedade São Vicente de Paulo foi fundada em 10 de setembro de 1916, pelos vicentinos da cidade de Ilhéus, Bahia; é uma sociedade civil sem fins lucrativos e que, há 90 anos, vem prestando serviços, não só à comunidade ilheense, mas também às de outros locais, cuidando de idosos carentes. Inicialmente a instituição não possuía sede e cuidava dos presos e dos pobres da cidade, doando-lhes roupas e alimentos, além do amor cristão.
Até o ano de 1936, a instituição funcionou sem ter sua sede, dando assistência aos presos, realizando trabalho social na cadeia pública, levando a Palavra de Deus aos mesmos, e cuidando de pobres e mendigos da cidade. Em 1937, foi construída a Casa do Mendigo, localizada na atual Avenida Itabuna, em terreno doado por um dos vicentinos que atuava nas atividades de caridade, o Dr. Raimundo do Amaral Pacheco. A partir de 1945, percebeu-se a necessidade de ampliar a assistência aos necessitados, pois a Casa do Mendigo comportava apenas 30 pessoas. Foi então iniciada a construção do atual Abrigo São Vicente de Paulo, em terreno da Fazenda Bela Visão, no Alto da Conquista, que foi inaugurado em 1951.
A antiga sede, a Casa do Mendigo, deveria passar a servir à Escola São Vicente de Paulo, que dava educação a crianças pobres, mas não se encontrou o motivo pelo qual esta finalidade não se concretizou. A sede da Casa do Mendigo, que pertencia à Sociedade São Vicente ao longo do tempo, foi perdida pela instituição.
A Sociedade São Vicente de Paulo de Ilhéus é uma instituição filantrópica, de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, tendo como missão “abrigar pessoas idosas com mínimas capacidades de realizar as atividades básicas da vida diária”, oferecendo-lhes segurança, conforto e respeito, mantendo, elevando e recuperando sua dignidade e satisfação com a vida e o habitat, através de ações educativas, recreativas, assistência médica, fisioterápica, gerontológica, cuidados de enfermagem e espiritual que promovam a saúde e a reintegração ao convívio social, contribuindo, enfim, para sua felicidade.
O Abrigo São Vicente de Paulo funciona com recursos federais, municipais, parte da aposentaria dos idosos, doações da comunidade, aluguéis e contribuições dos sócios. Está instalado numa área de 5.428 m², localizada à Avenida Luis Viana Filho, número 736, Bairro da Conquista, na cidade de São Jorge dos Ilhéus.
Ao longo desses 90 anos, a instituição foi mantida, sobretudo, pela dedicação de homens e mulheres da cidade de São Jorge dos Ilhéus que, imbuídos do amor cristão, se empenharam, e continuam se empenhando, para que o Abrigo São Vicente de Paulo cumpra sua missão de atender aos idosos que dela necessitam.

Deixe uma resposta