O brasileiro tem uma ligação muito forte com a música. Ou melhor, com as diferentes músicas produzidas, tocadas e escutadas em cada região do País.
Desta forma, quando se anuncia a volta de uma disciplina como Música para o currículo das escolas, a primeira reação, em geral, é de euforia.
Pesquisas apontam que a grande maioria da população vê com bons olhos a lei que a torna obrigatória na formação acadêmica de jovens e crianças. Cientistas acreditam que a música possibilita o cérebro para formas superiores de raciocínio.
Aliado a isso, as novas gerações poderão transformar nossa sociedade com mais criatividade, equilíbrio, alegria e cultura.
Mas este livro não chega apenas para comemorar a Lei nº 11.769 ou lançar um olhar lúdico sobre o tema – mesmo que ele seja inerente à disciplina. Em A Música na Escola, convidamos você a embarcar em rodas de conversas, para – munido de informações, opiniões e pontos de vista – assumir o papel de mediador das informações aqui dispostas.
Com um forte caráter pedagógico, já que tem como uma de suas vertentes amadurecer a discussão sobre como a disciplina deve ser conduzida em sala de aula, A Música na Escola abrange questões históricas, cognitivas, conceituais, físicas e sociológicas, servindo como porta de entrada para profundas e fundamentais discussões sobre como oferecer uma educação musical adequada.
Este material foi preparado considerando-se as diversas realidades brasileiras para o ensino de música na escola, estabelecendo contribuição inicial para o professor que estará em sala de aula apresentando a música para os estudantes, bem como para os envolvidos no processo de planejamento de aulas, de discussão de conteúdos e afins.
Os obstáculos e desafios são enormes, mas suas soluções estão na própria força motora do País: os cidadãos. Ao apoiar este projeto, a Vale se mobiliza e convoca os interessados para uma discussão em que a disciplina se concretize como uma grande ferramenta para o desenvolvimento pleno desses jovens, e que aconteça a condução de cada estudante brasileiro a uma história com experiências mais felizes.

 

Deixe uma resposta