A obra História Cultural: memórias e perspectivas de pesquisa – Edição comemorativa aos 20 anos do GT História Cultural RS”, que ora apresentamos, é mais um produto desses esforços.
Organizado pelos membros da atual coordenação, o livro, que é o terceiro volume publicado pelo grupo em duas décadas, vem disponibilizar ao público a produção de uma nova geração de historiadores, e também de profissionais da área de Letras. A publicação reúne doze artigos acadêmicos de quatorze colaboradores convidados (dois textos em coautoria) que se destacaram nos eventos promovidos pelo GT História Cultural RS, nos últimos anos, pela qualidade de suas pesquisas, evidenciando temáticas, abordagens, arcabouço conceitual e práticas metodológicas identificados com a perspectiva da História Cultural. No seu conjunto, os trabalhos proporcionam um atualizado panorama das questões que têm orientado os olhares dos estudiosos sobre o passado, evidenciando o diálogo com o tempo presente e também com outras disciplinas, estimulado pela preocupação crescente e salutar em desenvolver novas competências de análise para dar conta de novos objetos de estudo.
Além dos artigos, o livro também reserva um espaço para a publicação de doze pequenos textos de caráter memorialístico escritos por membros do GT que integraram suas coordenações ao longo dos anos, desde 2001, quando sua fundadora e primeira coordenadora, a professora Sandra Jatahy Pesavento, cedeu a função a uma nova gestão. Ao contemplar tais aspectos, buscamos recuperar outra faceta, mais afetiva, mas não menos efetiva, das atividades do longevo grupo de trabalho ao longo de seu processo de construção, legitimação e transformação.
As experiências evocadas pelas memórias textuais são estendidas e complementadas na pequena seção destinada à reprodução de imagens de algumas das atividades desenvolvidas e daqueles que fizeram e fazem o GT cotidianamente. Gostaríamos, por fim, de assinalar o nosso reconhecimento aos esforços de cada um e de todos, esperando que futuramente outros colegas possam dar continuidade ao trabalho que o grupo tem desenvolvido, com o mesmo empenho e dedicação.

Deixe uma resposta