Os Fundamentos Experimentais E Históricos Da Eletricidade, escrito por Andre Koch Torres de Assis, da Unicamp, tem como um de seus objetivos “apresentar os fenômenos básicos da eletricidade através de experiências simples realizadas com materiais facilmente acessíveis em casa ou no comércio”.
Nele, são encontradas experiências que abordam a atração e a repulsão; a eletrização por atrito, contato e indução; as diferenças entre condutores e isolantes etc.
Além disso, o autor mostra como “os conceitos teóricos vão sendo formados e modificados no processo experimental, o mesmo ocorrendo com a formulação das leis fundamentais que descrevem os fenômenos”.
São apresentadas também experiências lúdicas e curiosas que estimulam a criatividade, o pensamento crítico e o senso de brincadeira na ciência. Tudo permeado por informações históricas que fornecem o contexto do surgimento de alguns fenômenos e leis, assim como os diferentes enfoques ou interpretações relacionados a estes fenômenos.
Os Fundamentos Experimentais E Históricos Da Eletricidade é um livro que lida com os aspectos fundamentais da física. Descreve as principais experiências e descobertas da história da eletricidade.
Começa com o efeito âmbar, que é análogo à experiência usual de atrair papeizinhos com um plástico atritado no cabelo. Mostra-se como construir e utilizar diversos instrumentos elétricos: versório, pêndulo elétrico, eletroscópio e coletores de carga.
Discute-se a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo ACR (atração, contato e repulsão), assim como as cargas positivas e negativas. Analisa-se detalhadamente os conceitos de condutores e de isolantes, assim como as principais diferenças nos comportamentos destes dois tipos de substâncias.
Parte-se sempre das observações experimentais para então ir construindo os conceitos, as definições e as leis que descrevem estes fenômenos. Todas as experiências são descritas com clareza e realizadas com materiais simples, baratos e facilmente acessíveis.
Sempre que possível são apresentados aspectos históricos relacionados com os fenômenos que estão sendo analisados, juntamente com citações relevantes dos principais cientistas que trabalharam com estes assuntos.
É feita uma análise detalhada das obras de Stephen Gray (1666-1736), o grande cientista inglês que descobriu os condutores e isolantes, assim como algumas de suas principais propriedades.
Uma ampla bibliografia é incluída no final da obra.

Deixe uma resposta