Carla Conceição Da Silva Paiva & Outros (Orgs.) – Processos Criativos Em Multimeios

Posted on Posted in Artes, Cinema, Fotografia

No espaço contemporâneo de produção imagética, destaca-se a diversidade de práticas e discursos que ora é notada pela reafirmação da singularidade de certos meios expressivos, ora é louvada pela interpenetração estética e de suportes. Essa estimulante complexificação não poderia deixar de se refletir na abordagem acadêmica de materiais, formas e produtos de imagem e som, algo abarcado pelo conceito de multimeios.
Nele, estão compreendidos estudos acerca das origens, dos caminhos específicos e das interseções de obras artístico-expressivas tradicionais e novas, um universo, portanto, de convivência, embate e interinfluência e fotografias, filmes, programas televisivos, videoclipes, procedimentos de live cinema e grafite, por exemplo. Salienta-se ainda que a abordagem da pesquisa em multimeios acrescenta a visão de tais produtos como reflexos de avanços tecnológicos, diversificação e democratização de espaços de produção/veiculação à análise propriamente estética.
Assim, é guiada a organização desta publicação, que traz análises da produção imagética em diferentes espaços de realização, interpretação e recepção. Tais projetos criativos – guiados por diferentes sentimentos, origens socioculturais, vinculações políticas e ideologias – são terreno fértil para a pesquisa desenvolvida segundo as diretrizes interdisciplinares da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas, cujo horizonte teórico e metodológico busca discutir as relações artísticas, sociológicas, históricas, antropológicas, pedagógicas e políticas na produção ficcional, documental e experimental.
Nesta coletânea, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos do programa contribuem para sublinhar a consistência alcançada pelo referido programa, que, em 2013, completa vinte e seis anos de existência.
Desse modo, cabe aqui uma breve apresentação do ambiente acadêmico, no qual se desenvolvem as reflexões deste livro. O Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp está organizado em torno da linha de pesquisa – “História, estética e domínios de aplicação do cinema e da fotografia” – cujo foco é a abordagem teórica e histórica do cinema e da fotografia, estando contempladas tanto produções nacionais quanto internacionais. Fundamentando-se na ênfase a procedimentos metodológicos contextuais e textuais de análise, são avaliadas práticas criativas, dimensões autorais, além de possibilidades cognitivas das imagens fixas e animadas no cerne de investigações das ciências humanas. Tal direcionamento permitiu que o programa mostrasse um auspicioso ambiente de base também para pesquisadores interessados em formas mais contemporâneas do audiovisual. Desse modo, justifica-se a presença – tanto no dia a dia da instituição quanto neste livro – de tendências como videocriação, performance, digitalização do audiovisual, cinema expandido, além de temas como representação genérico-sexual, contingência e auto-representação em ficções, videoclipes e documentários.

Deixe uma resposta