O Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem a satisfação de trazer mais uma contribuição ao ensino e aos processos de formação. Trata-se do livro Comunicação, Ensino E Tecnologia: Experiências E Discussões Pertinentes À Formação Do Profissional.
Entendemos que a tecnologia é uma importante aliada dos processos formativos em Comunicação, agregando valor e amplificando o que é desenvolvido. Porém, defendemos que, longe de ser a totalidade da percepção, ela é um meio. A tecnologia nos aproxima, nos tornando “contemporâneos dos nossos contemporâneos”, como certa vez falou Comte-Sponville. Em pleno século XXI conhecemos amplamente uma gama inimaginável de coisas porém padecemos da “ditadura inflexível da superficialidade”.
Os estudos que compõe esse volume mostram aspectos diversos, amplos, não fechados de como a tecnologia pode agregar muito à comunicação e ao ensino, mas também as dificuldades e entraves que ela cria na sociedade em transformação. Entendemos esses textos como introduções ao pensar transversal em comunicação, educação e formação.
Esperamos que as leituras e estudos apresentados aqui possam ser úteis na construção de um conhecimento para a formação e ensino da comunicação. Como dito antes, entendemos esses textos como introduções ao pensar transversal em comunicação, educação e formação.

Deixe uma resposta