Não há ensino de qualidade, nem reforma educativa, nem inovação pedagógica, sem uma adequada formação de professores. Esta afirmação é de uma banalidade a toda prova. E, no enquanto, vale a pena recordá-la num momento em que o ensino e os professores se encontram sob fogo cruzado das mais diversas críticas e acusações.
(Nóvoa,)
Optamos por iniciar este diálogo com as palavras de Antônio Nóvoa, pois a obra tem o intuito de compilar importantes reflexões acerca da formação de professores que vem ao encontro com as colocações do autor citado. Considerando que a referente temática propõe um debate profícuo sobre as perspectivas atuais na formação docente pretendemos reunir capítulos que possuam um diálogo entre si a fim de considerar os amplos campos de conhecimento que se fazem presentes nesta abrangente temática, bem como, políticas e práticas de formação dos docentes para a educação básica e superior, formação inicial e continuada destes profissionais. Estes capítulos nos convidam aprofundar nossos estudos e instigar nossas pesquisas sobre a formação de professores.
O presente livro sumariza os estudos e as discussões desenvolvidas por seus autores em torno das atuais perspectivas da formação de professores. Contamos com as contribuições de diversos pesquisadores para que este debate se torne instigador e promotor de novos conhecimentos. Agradecemos a todos os autores que se desafiaram a escrever sobre esta temática que nos cerca em nosso cotidiano. Aos nossos leitores, esperamos que esta produção conjunta contribua em seus aspectos profissionais e pessoais percebendo que a formação docente requer atenção em tempos atuais.

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