Meriam Korichi – Andy Warhol

Posted on Posted in Artes, Biografia

Na origem? A Europa, aparentemente. Miková. Um vilarejo rural e montanhoso da Europa Central. Os pais de Andy Warhol eram ambos oriundos desse burgo. Não longe dele, fica a cidadezinha de Medzilaborce.
Os camponeses do povoado iam vender ali os produtos de suas lavouras. Hoje, no local, existe o Warhol Family Museum of Modern Art, inaugurado em 1991. É um museu familiar; além de uma coleção de obras representativas do artista, ali se encontram documentos sobre sua família, obras de Paul, o irmão mais velho de Andy, e do filho de Paul, James, que em 2003 publicou um livro infantil de sucesso: Uncle Andy’s. A Faabbbulous Visit with Andy Warhol.
Tio Andy?
Andy Warhol deve muito à sua família e a Miková? Seu talento, sua ousadia são hereditários e étnicos? Sua identidade mergulha raízes profundas no centro da Europa, sua personalidade nos remete à Mitteleuropa ancestral, remota, miserável, de contornos difusos e contestados?
No século passado, essa região mudou três vezes de nacionalidade. Ela foi austro-húngara, depois tchecoslovaca; hoje, é eslovaca. Essa história é embaralhada e antiga. Por ela despontam constelações de nomes perdidos. Ela faz ressurgir uma cartografia desaparecida. Na véspera da Primeira Guerra Mundial, Medzilaborce se situava na fronteira da Galícia, nome obsoleto e enganador.
A Galícia era então um condado austríaco, um nome entre outros hoje em desuso e fantasmagóricos: Boêmia, Banato, Bucóvina, Caríntia, Dalmácia, Ístria, Morávia, Silésia, Transilvânia, Trentino, Trieste. As terras situadas aquém e além do Leitha chamavam-se Cisleitânia e Transleitânia.
No início do século XX, Miková, além do Leitha, era um beco sem saída dos Cárpatos, um dead end da Europa central, um “não lugar” do Império Austro-Húngaro. Este ainda se mantinha de pé. Mas, como todos os impérios decadentes, começava a vacilar violentamente sob as erupções febris de contestação dos povos.
O momento era de reivindicações nacionais, em especial tchecas e eslovacas, cujas vozes faziam coro em face do inimigo magiar. As populações dessa região montanhosa do condado de Zemplin, onde ficava Miková, não se reconheciam, porém, em nenhum desses clamores. Essas populações eram minoritárias entre as minoritárias.

Deixe uma resposta