Brian Charlesworth & Debora Charlesworth – Evolução

Devemos admirar o que a evolução produziu e tomar cuidado para não destruí-la com nossa ganância e estupidez, preservando-a para nossos descendentes.
De onde viemos? Abandonando a ideia de uma intervenção divina na criação do homem, o estudo da biologia evolutiva não apenas ofereceu uma bem documentada resposta a essa pergunta mas transformou o modo como concebemos as origens da humanidade e sua relação com o universo.
Com 21 ilustrações e uma linguagem clara e acessível, este livro apresenta os conceitos elementares, os avanços e as descobertas de um dos mais controversos temas da ciência.
Para além da teoria, os pesquisadores Brian e Deborah Charlesworth demonstram como a evolução opera em nossas vidas a partir de exemplos práticos, como as bactérias que se tornam resistentes a antibióticos ou o aumento da longevidade dos seres humanos.
A teoria do naturalista britânico Charles Robert Darwin ultrapassou o campo das ciências naturais e se estendeu pelas ciências humanas e por toda a cultura contemporânea. Hoje, a teoria da evolução é um dos temas mais debatidos entre religiosos e cientistas.
Para além da teoria evolucionista, o livro demonstram como a evolução opera em nossas vidas a partir de exemplos práticos, como as bactérias que se tornam resistentes a antibióticos ou o aumento da longevidade dos seres humanos.
O propósito do livro é apresentar ao leitor alguns dos mais importantes conceitos, procedimentos e descobertas elementares da biologia evolutiva, assim como seus avanços desde as primeiras publicações de Darwin e Wallace sobre o assunto, há mais de 140 anos.
A evolução fornece um conjunto de princípios unificadores para toda a biologia; também ajuda a compreender a relação dos seres humanos com o universo e uns com os outros. Além disso, vários aspectos da evolução têm importância prática; por exemplo, a rápida evolução da resistência de bactérias a antibióticos e do HIV a drogas antivirais impõe problemas prementes à medicina.

Deixe uma resposta