Janete Ruiz De Macedo (Org.) – Diocese De Ilhéus: 100 Anos De História Vol. I

Posted on Posted in História, Religião

Este livro materializa um esforço intelectual coletivo preparado por pesquisadores que sob provocação do bispo D. Mauro Montagnoli buscaram, a partir dos seus campos temáticos, apresentar estudos sobre a centenária diocese de Ilhéus. Quase todos os autores estão ligados academicamente à Universidade Estadual de Santa Cruz, uns no exercício da docência, outros como ex-discentes da graduação ou pós-graduação.
Foram lançados olhares plurais sobre a trajetória histórica da diocese de Ilhéus, que se estende por diferentes espaços geográfi cos de sua ampla composição territorial e apresenta possibilidades interpretativas que refletem, de certa forma, a ampliação do campo de saber da História.
Este projeto se destina a investigar e analisar a trajetória histórica da diocese de Ilhéus no decorrer dos cem anos de constituída a partir de eixos temáticos tais como educação, política, ação social e patrimônio cultural.
Queremos prestar homenagem a todos os atores desta história, nomeados ou não, porque só através deles é que foi possível expandir o evangelho nestas terras e levar avente a missão recebida de Jesus no batismo.

O jubileu propõe basicamente a realização de três atos essenciais: ano de descanso da terra, ano de libertação de escravos e ano de perdão de dívidas.
Os sonhos e as ansiedades do povo que retornava do exílio na Babilônia levaram à formulação da proposta de um amplo jubileu. O reencontro com a terra e com as pessoas que lá viviam naquela época e cultivavam estas terras mostrou os problemas e as dificuldades dessa proposta. Mas permaneceu a sua força utópica, como reserva de sentido também e, sobretudo, para nós, hoje. Temos nossos imensos problemas e dificuldades para por em prática essa proposta do jubileu bíblico, mas cremos e esperamos um mundo novo melhor. “O que nós esperamos, conforme sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça”.
Esses projetos de utopia, daquilo que ainda não tem lugar, mas que está no futuro, firmado pela promessa de Deus, buscam por sua realização.
Para nós, hoje, fala forte, e de forma mais radical, a proposta jubilar no ministério de Jesus de Nazaré.

Deixe uma resposta