Brasil, Crise Internacional E Projeto De Sociedade: Wladimir Pomar dialogará, a partir de seu ponto de vista marxista, com um vasto conjunto de autores de variadas áreas e filiações políticas e ideológicas, buscando identificar as contradições do desenvolvimento capitalista no Brasil e no mundo, através de uma extensa análise do processo histórico de acumulação do capital e da configuração atual do capitalismo, marcado pelo que o autor chamará de uma “crise cíclica de superprodução de mercadorias dinheiro-fictício”.
Partindo desse diagnóstico, Pomar debaterá os processos engendrados por tais contradições, avaliando criticamente os principais projetos políticos de sociedade e as propostas reformistas e revolucionárias para sua construção, tanto no âmbito do capitalismo como entre os que buscam sua superação ou sua erradicação.
Essa análise, no entanto, não visará apenas à retomada do debate no campo das ideias abstratas. A preocupação central do autor está nas luzes que podem ser lançadas sobre os desafios e possibilidades postos para os que desejam transformar a sociedade brasileira, tornando-a estruturalmente desenvolvida do ponto de vista econômico e social, em uma perspectiva popular e democrática que possibilite a construção de um processo de transição socialista.
Brasil, Crise Internacional E Projeto De Sociedade compreende os capítulos Brasil – Contradições do desenvolvimento capitalista, Desdobramentos da crise internacional e Projetos de sociedade, pretende enfocar as questões estruturais ou as contradições do desenvolvimento do capitalismo, tanto no Brasil quanto no mundo, e os projetos de sociedade que estão emergindo nas novas condições de globalização e de crises sistêmicas mais profundas. Mais do que no século XX, os problemas e possíveis soluções locais e nacionais estão em interconexão e interdependência com os problemas e soluções internacionais.
Se a empreitada é vasta, certamente Brasil, Crise Internacional E Projeto De Sociedade oferecerá aportes analíticos fundamentais para os que buscam, teorica e praticamente, trilhar esse caminho.

 

Deixe uma resposta