Domenico Losurdo – Hegel, Marx E A Tradição Liberal

Neste livro, Domenico Losurdo investiga a fundo as diversas expressões do pensamento do grande filósofo alemão. Ele se debruça sobre o pensamento e estabelece um confronto entre a tradição liberal e a tradição hegeliano-marxista, privilegiando, no cenário do século XIX, as diferentes leituras da história derivadas de cada uma delas. O Hegel ao qual temos acesso após essa leitura, é um Hegel Humanizado, envolvido com as questões do seu tempo, os dilemas da censura prussiana e o difícil desenvolvimento capitalista alemão.
Losurdo sugere uma leitura revolucionária de tópicos da filosofia política e da história da filosofia política. Para ele, o pensamento político de Hegel e, em particular, sua filosofia do direito preconizam e se entrelaçam com a filosofia marxista de maneira geralmente descurada pelos comentadores. Esta perspectiva de análise lança novas luzes para a intelecção dos ideários marxista e hegeliano.

Domenico Losurdo nasceu em Sannicandro de Bari, Itália, em 1941. Estudou em Tübingen, na Alemanha, e na Universidade de Urbino, na Itália, onde hoje é professor titular de filosofia da história. Presidente da Internationale Gesellschaft Hegel-Marx, Losurdo é um pensador marxista renomado mundialmente, autor de numerosa obra dedicada ao estudo de nomes fundamentais como Kant, Hegel, Nietzsche e Heidegger. Nos últimos anos, publicou uma crítica essencial ao conceito de totalitarismo, assim como trabalhos voltados para a recuperação do pensamento revolucionário de Gramsci e para a análise crítica da história recente, especialmente do movimento comunista e, em geral, da esquerda.Dos muitos livros destacam-se: Controstoria del liberalismo; Fuga dalla storia?; Democrazia o bonapartismo; Antonio Gramsci, dal liberalismo al comunismo critico.

Deixe uma resposta