Assombro: Um Romance De Contos – Chuck Palahniuk em estado puro. Você não será mais o mesmo após ler este livro. Assombro é um romance de histórias construído a partir de 23 contos horripilantes, divertidos e de virar o estômago. Eles foram contadas por pessoas que responderam a um anúncio para escritores que propunha uma experiência semelhante ao do programa ?Survivor?, em que o anfitrião controla as fontes de aquecimento, energia e comida. Na medida em que os contadores de histórias ficavam mais desesperados, seus contos se tornavam mais extremos, já que eles fariam de tudo para desenvolver a trama mais chocante e ganharem reality show. Com certeza, Assombro é um dos livros mais perturbadores de todos os tempos, que só poderia ter saído de uma mente como a de Chuck Palahniuk.

Dezoito pessoas leem um estranho anúncio no jornal e resolvem se lançar num desafio imprevisível: passar três meses isolados num retiro de escritores, longe de tudo e de todos. A ideia é que, sem as distrações e ocupações do dia a dia, eles se dediquem inteiramente à criatividade e construam a grande obra-prima de suas vidas.
Após responderem ao anúncio, um ônibus busca os participantes e os leva até um teatro abandonado. Eles não têm informações sobre a experiência que os aguarda. Ao chegar lá, os 18 escritores descobrem que não há janelas e as portas estão completamente trancadas. O cenário é um ambiente claustrofóbico, de confinamento, no estilo de um reality show. Sr. Whittier, o anunciante, afirma que as oportunidades para a criação literária estão ali, basta aproveitá-las. Uma condição é imposta a todos: enfrentar o medo que cada um sente todos os dias, o medo de ser um fracassado, de se descobrir uma fraude ou um ser humano desprezível.
Durante o isolamento, as circunstâncias tornam-se desesperadoras, e conforme a tensão aumenta entre os participantes, mais extremadas ficam suas narrativas. E mais sujas são as estratégias usadas por cada um deles, que percebem que, quanto pior e mais torturante for essa experiência, melhor será o conteúdo de suas obras e maiores as chances de um best-seller ou de um blockbuster.
Chuck Palahniuk reúne em Assombro suas marcas registradas – sarcasmo, humor negro, violência, agressão, mutilação e bizarros personagens – para criticar a busca incessante pela fama e o que estamos dispostos a fazer para alcançá-la.

Deixe uma resposta