Luiz Carlos Travaglia – O Aspecto Verbal No Português

Posted on Posted in Gramática, Linguística

Um clássico dos estudos verbais no português, O Aspecto Verbal No Português permite compreender as nuances dessa categoria morfossintática fundamental. Enquanto o escrutínio dos tempos verbais do português é de longa data, o “O aspecto verbal no Português: a categoria e sua expressão” inova em analizar a duração e as fases das situações verbais.

No estudo do verbo no Português pouca atenção tem sido dada à categoria de aspecto. Evidência disto é o fato de nossas gramáticas tradicionais, com raras exceções, quase não tratarem desta categoria. A sua não consideração criou uma lacuna na descrição do sistema verbal português cujo preenchimento, por si só, justifica a realização não ‘só deste mas de muitos outros estudos sobre aspecto. Além disso a definição e descrição mais completa e exata do sistema verbal do Português fornece melhores subsídios à Linguística Aplicada na elaboração de planos e métodos para o ensino de nossa língua como língua materna e estrangeira e também nos trabalhos de tradução.
Nossos objetivos ao realizar este trabalho foram:
A – definir a categoria de aspecto;
B – estabelecer um quadro das noções aspectuais que se expressam no Português e um quadro correspondente de aspectos;
C – estudar noções semânticas que, embora não sejam aspectuais, se ligam ao aspecto de alguma forma;
D – determinar os tipos de situações indicadas pelos verbos que afetam atualização da categoria de aspecto e como o fazem;
E – determinar os meios de expressão do aspecto no Português, estudar como cada um atua e que aspectos expressa;
F – estudar a relação do aspecto com as categorias verbais de tempo, modo e voz;
G – verificar se o aspecto é uma categoria exclusivamente verbal ou se aparece também nos nomes;
H – registrar influências do aspecto na estruturação da frase, inclusive casos de agramaticalidade devidos à violação de restrições ligadas ao aspecto.
Todos estes objetivos se reúnem no objetivo geral de contribuir para a descrição do sistema verbal português.
Pela própria natureza do aspecto nosso trabalho se coloca basicamente dentro da Semântica, utilizando elementos da Sintaxe e da Morfologia e até da Fonologia no estudo da expressão do aspecto e da influência do mesmo na estruturação da frase.

Deixe uma resposta