A prática pedagógica no seu conjunto é uma vocação sublime. O ensino da pós-graduação reveste-se de responsabilidade específica devido à necessidade de investimento pessoal na pesquisa especializada e com a missão de contribuir, além da tradicional transmissão do conhecimento, com o aprimoramento, a produção e a inovação do conhecimento.
O destaque desta produção é uma homenagem à professora Cecília Pires cuja presença no nosso Programa de Pós-Graduação em Direito ocorreu, inicialmente, com pretensão de uma colaboração por tempo limitado, talvez dois anos. O cotidiano encarregou-se de reverter a expectativa pessoal, institucional, dos colegas e dos alunos.
Aos poucos e com seu jeito simples, vigor intelectual, destreza didática, posições comprometidas, atualização da produção acadêmica, relacionamento com os colegas e invejável empatia com os mestrandos, conquistou o respeito e a admiração de todos.
O objetivo desta publicação engloba uma homenagem singela e sincera e uma atitude de reconhecimento intenso pelas marcas que a professora Cecília Pires construiu no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Meridional de Passo Fundo, cujos eixos centrais de pesquisa são Direito, Democracia e Sustentabilidade.
A recepção ao convite para trabalhar em Passo Fundo foi singular. Inicialmente porque uma profissional com uma carreira acadêmica bem-sucedida e bem integrada à capital gaúcha, além de sua família, poderia querer um estilo de vida tranquilo, junto aos seus. A disposição para reiniciar as atividades numa cidade do interior, com colegas desconhecidos e numa instituição jovem e com um dinamismo próprio surpreendeu a si e aos demais.
A pronta integração com a direção, coordenação, colegas e acadêmicos mereceu a admiração de todos.
No entanto, foi no relacionamento profissional, humano e solidário com os alunos que o brilho da sabedoria e a disposição invejável da professora Cecília Pires alcançou a estima e a expressão de uma professora, pesquisadora e intelectual dinâmica, preparada e em constante aperfeiçoamento. A clareza das orientações, com larga manifestação de apreço no testemunho presente nesta publicação por um dos seus, é representativo do clima amistoso, respeitoso e confiante entre esta mestre e os discípulos. Tudo isso sem perder o sentido do poder como serviço e do exercício da autoridade.

Deixe uma resposta