A longa história da Universidade remonta à idade média, percorrendo caminhos nem sempre fáceis, por vezes trabalhosos em termos de sua própria emancipação, mantendo ou renovando posicionamentos em busca do conhecimento, incluindo eminentemente alunos e professores, incluindo pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento.
A intenção ao fomentar a pesquisa, desde o princípio, foi a busca pela compreensão do ser humano em sua complexidade, do seu mundo, do seu modus vivendi, para se obter melhorias na vida em sociedade.
Muito além do atendimento às necessidades básicas, o conhecer leva-nos a crescer, amadurecer, criar, escolher, transformar. Na medida em que mais e melhor nos formamos, nossa ação implica benefícios ímpares à sociedade.
E é o que a comunidade espera daqueles que têm o compromisso de, através de seus valores humanos acima de tudo, formar seus alunos e de informá-los, garantindo-lhes o poder de tomar decisões com a convicção de as pautarem no conhecimento adquirido. Para alguns foram os primeiros passos em pesquisa, para outros, a coroação já do saber pesquisar, da obtenção de resultados, do seu compromisso de os difundir.
Faz parte desta história a professora, por nós homenageada, Leci Borges Barbisan. Ela auxilia na construção dos caminhos da pesquisa, engajando-se na proposta acadêmica incondicionalmente.
É por este motivo que nós, seus orientandos, os autores deste livro, em diferentes momentos de sua atuação profissional na PUCRS, encontramos em sua orientação compromissada, determinada e séria, o alicerce para o desenvolvimento de nossos projetos de pesquisa.
Meu convite à professora é resultado não somente do meu reconhecimento da qualidade da professora pesquisadora, mas também do reconhecimento dos seus orientandos aqui representados, os quais honram a professora homenageada através do convite que lhes foi feito para participar desta homenagem.
As salas de aula da PUC testemunham os nossos primeiros encontros com a professora Leci, seja na realização da graduação, seja da pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado). Suas aulas de língua francesa, de tradução, de estudos do texto, seminários de pesquisa (entre tantas outras disciplinas) oportunizaram conhecê-la, respeitá-la, admirá-la e, ao longo do tempo, decidir pela sua orientação à pesquisa de cada um de nós.

Deixe uma resposta