A Educação Em Itabuna

Este estudo é fruto de uma experiência de pesquisa que analisa a trajetória histórica da educação escolar no município de Itabuna-Ba, no período compreendido entre 1906 e 1930. Tomou-se como objeto de análise a Rede de Ensino Primário do Município, abrangendo as instituições escolares Públicas e Privadas.


A pesquisa justifica-se pela inexistência de estudos relativos ao campo da educação no município. Isso fez “ousar” realizar esta produção.
Para tanto, recorrem-se às fontes primárias e secundárias que nos possibilitaram apresentar um quadro analítico-descritivo dos acontecimentos que marcaram a vida educacional itabunense no período.
A questão inicial que orientou a pesquisa foi a seguinte: que tipo de educação foi implantada na Rede de Ensino do Município de Itabuna durante o período de 1906/1930, considerando-se as especificidades socioeconômicas e políticas da região cacaueira na época? Agregados à problematização, levantaram outros questionamentos: como o sistema educacional de Itabuna evoluiu no período? As especificidades socioeconômicas e políticas da região cacaueira influenciaram na estrutura organizacional da rede escolar de Itabuna? Quais as principais características que orientaram as práticas escolares e a organização do ensino? Quem eram os alunos? Quem eram os professores? Que linhas filosófico-ideológicas influenciaram esta educação?
Partindo desses questionamentos, foi possível levantar a hipótese de que o ensino implantado nas escolas primárias de Itabuna no período em estudo não só refletia os interesses e as relações de poder que se estabeleciam entre a classe política e economicamente dominante e o conjunto da sociedade, como também atendia aos desejos específicos da pequena burguesia emergente de cacauicultores de não ter filhos analfabetos para poder prosseguir os estudos na capital e obter o título de “doutor” e, do outro lado, existia a necessidade premente de formar um quadro intelectual para manejar o aparelho burocrático local de então, ainda em formação.
Assim, foi com a intenção de colocar à disposição dos professores pesquisadores e estudantes que se procurou sistematizar o processo histórico que gerou e desenvolveu a educação escolar no município de Itabuna, identificando, descrevendo e analisando a evolução e organização da rede escolar do município, relacionando-a às especificidades socioeconômicas, políticas e culturais da região cacaueira, no período de 1906 a 1930.
O estudo começa descrevendo os importantes acontecimentos que gradativamente desencadearam as novas perspectivas políticas, econômicas e culturais, tanto da sociedade brasileira quanto para a sociedade local, que passavam por processos de mudanças e adaptações após a proclamação da República.

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Este estudo é fruto de uma experiência de pesquisa que analisa a trajetória histórica da educação escolar no município de Itabuna-Ba, no período compreendido entre 1906 e 1930. Tomou-se como objeto de análise a Rede de Ensino Primário do Município, abrangendo as instituições escolares Públicas e Privadas.
A pesquisa justifica-se pela inexistência de estudos relativos ao campo da educação no município. Isso fez “ousar” realizar esta produção.
Para tanto, recorrem-se às fontes primárias e secundárias que nos possibilitaram apresentar um quadro analítico-descritivo dos acontecimentos que marcaram a vida educacional itabunense no período.
A questão inicial que orientou a pesquisa foi a seguinte: que tipo de educação foi implantada na Rede de Ensino do Município de Itabuna durante o período de 1906/1930, considerando-se as especificidades socioeconômicas e políticas da região cacaueira na época? Agregados à problematização, levantaram outros questionamentos: como o sistema educacional de Itabuna evoluiu no período? As especificidades socioeconômicas e políticas da região cacaueira influenciaram na estrutura organizacional da rede escolar de Itabuna? Quais as principais características que orientaram as práticas escolares e a organização do ensino? Quem eram os alunos? Quem eram os professores? Que linhas filosófico-ideológicas influenciaram esta educação?
Partindo desses questionamentos, foi possível levantar a hipótese de que o ensino implantado nas escolas primárias de Itabuna no período em estudo não só refletia os interesses e as relações de poder que se estabeleciam entre a classe política e economicamente dominante e o conjunto da sociedade, como também atendia aos desejos específicos da pequena burguesia emergente de cacauicultores de não ter filhos analfabetos para poder prosseguir os estudos na capital e obter o título de “doutor” e, do outro lado, existia a necessidade premente de formar um quadro intelectual para manejar o aparelho burocrático local de então, ainda em formação.
Assim, foi com a intenção de colocar à disposição dos professores pesquisadores e estudantes que se procurou sistematizar o processo histórico que gerou e desenvolveu a educação escolar no município de Itabuna, identificando, descrevendo e analisando a evolução e organização da rede escolar do município, relacionando-a às especificidades socioeconômicas, políticas e culturais da região cacaueira, no período de 1906 a 1930.
O estudo começa descrevendo os importantes acontecimentos que gradativamente desencadearam as novas perspectivas políticas, econômicas e culturais, tanto da sociedade brasileira quanto para a sociedade local, que passavam por processos de mudanças e adaptações após a proclamação da República.

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