O livro Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental é um dos produtos do projeto “A matemática escolar: construção e transformação do saber matemático”.
Projeto este de intercâmbio nacional financiado pela CAPES por meio do PROCAD. Este livro foi escrito com a intenção de abrir um canal para discutir temas relativos ao processo de formação e desenvolvimento de conceitos e procedimentos elementares de Estatística para os anos iniciais do Ensino Fundamental, numa perspectiva da formação de professores.
Nosso objetivo com este livro é disponibilizar um material, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, que permita ao professor refletir acerca do desenvolvimento de conceitos elementares da Estatística.
Temos o propósito específico de apresentar a Estatística não apenas como uma ferramenta útil e necessária na formação do cidadão, mas também como um instrumento indispensável na construção do pensamento científico. Queremos que este livro incentive os profissionais interessados no tema, especialmente o professor, a experimentar soluções para as inúmeras questões de Estatística em suas salas de aula.
Acreditamos que um professor, para ter condições de coordenar um processo eficiente de ensino e aprendizagem de Estatística, deve desenvolver sua competência em três dimensões de forma integrada: a dos conceitos relacionados à Estatística; a da organização de situações didáticas; e a da compreensão do desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos estatísticos pelos alunos.
Nesse sentido, esperamos que este livro auxilie o professor na organização de situações didáticas que, em curto prazo, busquem contribuir para que os alunos compreendam conceitos e procedimentos básicos da Estatística. Conhecimentos esses que, por um lado, podem ser utilizados pelos alunos em tratamentos básicos dos dados e, por outro lado, formem uma base necessária para o futuro aprofundamento estatístico contribuindo para uma formação científica e cidadã.
Todas essas convicções e desejos sobre o alcance que esta obra pode ter baseiam-se no seu caráter inovador, focando três eixos relacionados e complementares. O primeiro eixo diz respeito à apresentação dos conteúdos de forma sólida, privilegiando a formação conceitual. O segundo eixo vem dos relatos de pesquisas que estarão sempre presentes na discussão desses conceitos. Por fim, o terceiro eixo refere-se à prática da sala de aula, quando propomos situações para serem experimentadas.
Dessa forma, entendemos que este livro pode interessar, além dos professores do ensino básico e dos futuros professores (tanto alunos da Licenciatura em Pedagogia como em Matemática), aos pesquisadores da Educação Matemática e aos pós-graduandos das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Psicologia Cognitiva e outras áreas afins.

Deixe uma resposta