Sequências Didáticas reúne os trabalhos de diferentes autores que se debruçaram sobre as características textuais-discursivas de diferentes gêneros que devem ser trabalhados na sala de aula: resenha crítica, memórias literárias, charge, epitáfio, paródia, artigo de opinião, mangá, conto, miniconto e crônica. O objetivo é oferecer ao professor ideias para se trabalhar com diferentes gêneros na sala de aula.
Entendemos que as diretrizes dos PCNLP levantaram uma grande discussão a respeito do trabalho com os gêneros, mas ainda faltam materiais didáticos e paradidáticos que possam ajudar o professor. Na tentativa de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, apresentamos, nesta publicação, dez Sequências Didáticas voltadas para o Ensino Fundamental II e Médio.
Essas atividades, que visam a levar o aluno a dominar o gênero trabalhado, deverão ser realizadas nos módulos, sendo que cada um deles pode ser destinado ao tratamento de uma determinada particularidade do gênero. Além disso, as atividades preparadas pelo professor devem contemplar as dificuldades dos alunos, sejam elas relacionadas à escrita, especificamente, sejam elas mais voltadas para a leitura ou para determinados aspectos gramaticais.
Se todo esse trabalho for realizado a contento, a produção final poderá se configurar como uma produção satisfatória do gênero trabalhado. Por meio dessa produção, o professor verificará se o aluno progrediu, se obteve conhecimento sobre o gênero estudado e se adquiriu e aperfeiçoou capacidades linguísticas.
Na medida em que indicam o caminho para que o aluno aprenda tanto a compreender quanto a produzir determinado gênero, entendemos que as Sequências Didáticas constituem-se como boa estratégia para levar o aluno a produzir diferentes textos na sala de aula. No entanto, alertamos que o fato de as Sequências Didáticas indicarem o percurso a ser trilhado pelo professor não significa, como é facilmente perceptível, que o professor tenha à sua disposição uma fórmula infalível para a escrita. O êxito da adoção dessa ferramenta de ensino dependerá do modo como o professor conduzirá as atividades.
Acreditamos que esta publicação poderá contribuir significativamente para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos de forma interativa e dialógica, podendo, também, contribuir sobremaneira para o êxito dos alunos, não apenas nas atividades escolares, mas também em suas ações e interações sociais dentro e fora da escola.

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