Parvae Notitiae de Medio Aevo: Estudos de Filosofia Medieval, obra organizada por William Saraiva Borges e Sérgio Ricardo Strefling, reúne uma série de textos que foram apresentados e discutidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, no Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval – um projeto surgido em 2003 e que está vinculado ao Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O escopo precípuo do mencionado Grupo de Estudos é propiciar aos estudantes dos Cursos de Filosofia da UFPel (Licenciatura, Bacharelado, Ensino a Distância, Mestrado e Doutorado) e à comunidade, em geral, o conhecimento de autores, temas e obras relacionados à Filosofia Medieval.
Embora a intenção fundamental seja estudar o pensamento medieval, o Grupo acabou suscitando, ao longo destes quase 15 anos de ininterruptas atividades, que muitos dos seus integrantes se envolvessem também com a pesquisa.
De fato, sob o impulso e a motivação deste Grupo surgiram vários artigos, dissertações de mestrado e projetos de tese de doutoramento. Só neste ano de 2017, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPel conta com sete mestrandos e três doutorandos, os quais têm realizado suas pesquisas sobre temas e autores medievais. Também alguns discentes de graduação começam a trilhar os caminhos da pesquisa em decorrência dos conteúdos que são analisados nos dezesseis encontros anuais realizados durante o ano letivo.
A presente publicação vem na esteira de dois livros anteriores, também eles, reunindo textos emergidos do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval. A exemplo de Studia Mediaevalia, organizado por Manoel Luís Cardoso Vasconcellos e Lucas Duarte Silva, e De Cogitatione Politica Mediaeva, organizado por Sérgio Ricardo Strefling e Lucas Duarte Silva, Parvae Notitiae de Medio Aevo traz a público trabalhos que são um reflexo do que é estudado e produzido pelo Grupo, reunindo contribuições não apenas de pesquisadores mais experientes, mas também de jovens que, com entusiasmo e disciplina, vão aprimorando suas pesquisas.
Além de dar visibilidade à produção bibliográfica interna, as publicações oriundas do Grupo de Estudos sobre Filosofia Medieval pretendem ser um incentivo a todos que, na academia ou fora dela, desejam conhecer um pouco mais do interessante e singular pensamento filosófico produzido na Idade Média.

Deixe uma resposta