A obra é resultado da pesquisa desenvolvida pelo programa Sem Diplomacia, parceria entre o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-UNESP) e a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp (ACI).
Na perspectiva de contribuir para a análise, a informação e o debate sobre a conjuntura internacional, o objetivo da investigação é compreender a racionalidade de atores que são decisivos na geração de acontecimentos ou intervenção neles, tomando como fontes principais visões de teor mais ideologizado e partidarizado, muitas vezes relegadas pelos grandes meios de comunicação por seu “descuido” com o “politicamente correto”, já que vão direto ao ponto, sem rodeios, Sem Diplomacia.
Na pista das razões e interesses de grandes protagonistas, nossa escolha metodológica busca submeter ao contraditório eventos e processos. A partir dessa perspectiva, a equipe do projeto concentra o foco da análise em duas vertentes temáticas: 1) razões e interesses da atuação internacional dos EUA, especialmente na América Latina, evidenciando polarizações internas entre posições vinculadas ao “conservadorismo”, “liberalismo”, “direita” e “esquerda”; 2) razões e interesses que alimentam polarizações políticas na América Latina, estruturadas em torno de posições associadas ao “neoliberalismo”, “populismo”, “esquerda” e “direita”.
Os resultados, divulgados no site http://www.unesp.br/semdiplomacia, contemplam três modalidades de produtos: 1) Artigos, em que são postadas matérias selecionadas de meios de comunicação, levando o mesmo título da fonte de origem, acompanhada de síntese explicativa sobre seu conteúdo, dispensando comentários opinativos, e o link para acesso à versão completa; 2) Análises oriundas da equipe ou de colaboradores externos, veiculadas nas seções Opinião, Podcast e Videocast; 3) Programa em vídeo Em Debate, com convidados que discutem em cada edição um tema relevante na área de relações internacionais.

Luis Fernando Ayerbe é professor-titular da Unesp, atuando no Departamento de Economia do campus de Araraquara e no Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Unesp, Unicamp e PUC/SP, além de coordenar o Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI-Unesp). Também é autor de:

Luis Fernando Ayerbe – Estados Unidos E América Latina

Luis Fernando Ayerbe (Org.) – Territorialidades E Entrecruzamentos Geopolíticos Na América Latina

Deixe uma resposta