Gavin Francis – Da Cabeça Aos Pés

Da Cabeça Aos Pés nos leva a uma viagem fascinante pelos misteriosos caminhos do corpo humano. Baseado em sua experiência como cirurgião e médico de família, o premiado escritor Gavin Francis combina relatos de sua prática clínica com episódios da história da medicina, filosofia e literatura, percorrendo cada órgão para revelar o corpo em sua totalidade.
Para o doutor Francis, a prática da medicina não é apenas uma jornada pelos órgãos do corpo, mas uma pesquisa sobre as possibilidades da vida. Por trás de cada doença ou de uma recuperação milagrosa, uma história de sofrimento ou de sobrevivência, de sorte ou azar, de fragilidade ou resiliência.
Mais do que um guia do corpo humano, Da Cabeça Aos Pés oferece novas perspectivas sobre cada parte de nós, do útero com seus mistérios de concepção e nascimento ao fígado e seu simbolismo complexo.

Quando era criança, eu não queria ser médico, queria ser geógrafo. Mapas e atlas eram uma maneira de explorar o mundo através de imagens que revelavam o que estava oculto na paisagem, e eram também de uso prático. Não queria passar minha vida trabalhando num laboratório ou numa biblioteca, queria usar mapas para explorar a vida e as possibilidades da vida. Imaginava que compreendendo como o planeta era constituído eu chegaria a uma melhor apreciação do lugar que a humanidade ocupava nele, bem como a uma habilidade que poderia me proporcionar um meio de vida.
Quando cresci, esse impulso de mapear o mundo à nossa volta se transformou no de mapear o mundo que trazemos dentro de nós; troquei meu atlas geográfico por um atlas de anatomia. Os dois não pareciam tão diferentes a princípio; diagramas ramificados de veias azuis, artérias vermelhas e nervos amarelos me lembravam os rios coloridos, estradas principais e secundárias de meu primeiro atlas. Havia outras semelhanças: ambos os livros reduziam a fabulosa complexidade do mundo natural a algo compreensível – algo que podia ser dominado.

Deixe uma resposta