Colocado pela crítica entre os romances mais notáveis de Dostoiévski, Humilhados E Ofendidos é um retrato contundente e profundo da vida nas grandes cidades. Escrito para ser publicado em jornal, sua narrativa ágil atrai o leitor do começo ao fim, envolvendo-o em uma atmosfera de grande tensão psicológica.
A história, que tem como principais personagens uma família empobrecida, um príncipe e um escritor, mostra como a fortuna e o poder, aliados à argúcia, podem dominar completamente as relações humanas. O amor entre o jovem Aliocha, filho de um nobre, e Natacha não deve se consumar, a menos que os interesses egoístas de seu pai possam ser alcançados.
Dostoiévski notabilizou-se pela incrível capacidade de desnudar os mais profundos pensamentos humanos, dando a obras como Crime e Castigo e Irmãos Karamázov a condição de obras-primas de criação literária e precursoras dos personagens e narradores intimistas, como os de Saramago.
Humilhados e Ofendidos, um romance comovente e trágico que ilustra os limites do amor e da compaixão, em episódios de profunda emoção quase demente da maioria dos seus personagens, prontos a odiar e a amar da forma mais radical, exagerando ou engolindo o seu orgulho, mudando de atitudes constantemente, contrastando com a personalidade de um príncipe hipócrita capaz de tudo por forma a atingir os seus fins de enriquecimento por qualquer meio.
No seu amor por Vânia e Aliocha, Natacha acaba por se decidir por Aliocha, filho do príncipe Valkovski que mantém um litígio grave com o seu pai. Aliocha, adolescente imaturo que ama simultaneamente Natacha e Kátia, balança entre as duas no meio de pungentes declarações de amor e promessas para toda a vida. Sendo Kátia rica e Natacha pobre, os interesses do príncipe Valkovski vão-se sobrepor através de uma estratégica hipócrita onde todos são humilhados e ofendidos, ao serviço dos interesses de quem tem mais poder que eles e que, não contente com isso, os usa de forma tortuosa e cruel. Como se não bastasse, a história da pequena Nelly, orfã que se encontra na completa miséria e às portas da morte, vai-se também cruzar com o passado negro e obscuro do príncipe Valkovski, revelando a que ponto pode chegar um homem na sua luta pela riqueza e poder.

  

Deixe uma resposta