Sobre o que um livro de políticas de saúde deve versar? Que política ou políticas estamos a produzir nesses textos? Apesar da simplicidade das perguntas, suas respostas apresentam diferentes significados em diferentes contextos. A proposta de Políticas De Saúde é discutir de forma integrada o campo de relações entre o Estado e a sociedade na construção de políticas públicas, e a organização e operacionalização do setor saúde no Brasil. Tem-se o objetivo de possibilitar uma compreensão das políticas de saúde sem dissociar o processo e a arena política dos conteúdos que informam o desenho da política. Ou seja, não se trata de um manual de orientações técnicas e legais, mas de um conjunto de processos sociais que se materializam em leis, procedimentos, orientações, princípios e diretrizes que dão forma e conteúdo ao sistema de saúde brasileiro com suas proposições e contradições, próprias do processo de construção social.
O livro Políticas de Saúde: organização e operacionalização do Sistema Único de Saúde é o terceiro volume da coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Os textos que compõem este volume enfocam especificamente a temática das políticas de saúde e o Sistema Único de Saúde, e materializam a consolidação de políticas públicas fundadas no direito à saúde e os desafios, impasses e contradições na efetivação desse direito.
O texto que abre Políticas De Saúde, “História das políticas de saúde no Brasil: a trajetória do direito à saúde”, de Tatiana Wargas de Faria Baptista, descreve a trajetória das políticas de saúde,tomando como eixo de análise o direito à saúde no Brasil. Esta perspectiva ao mesmo tempo em que analisa criticamente os contextos históricos, políticos e as propostas de atenção à saúde no país em cada período, expõe as contradições e os desafios presentes no Sistema Único de Saúde (SUS), seu fortalecimento e consolidação. A autora aponta para o compromisso social de cada trabalhador da saúde, de cada cidadão em fazer o SUS avançar na defesa do direito à saúde. O texto traz ferramentas e análises fundamentais para a compreensão histórica das mazelas atuais do sistema de saúde e para as discussões presentes em todos os textos que fazem parte deste livro.

Deixe uma resposta