O que o pensamento de Kierkegaard tem a ver com a comunicação da mensagem religiosa de um grupo conservador do Brasil? Seria apenas o fato de ambos pertencerem à tradição luterana? E Conhecereis A Verdade, de Élvio Figur mostra que essas relações não somente se estendem para outros âmbitos, mas como são muito instigantes.
E Conhecereis A Verdade demonstra coragem ao tratar de um grupo religioso empírico utilizando de um pensador comumente caracterizado como filósofo: Kierkegaard. Isso não é muito usual no Brasil. De um lado, estamos acostumados a fazer história da filosofia, o que nos leva a estudar os conceitos no interior do sistema de cada pensador, pouco preocupados com as repercussões disso nas práticas sociais. Por outro lado, usualmente pensamos que temas empíricos estariam sob a alçada de outros referenciais, mais atinentes às dinâmicas culturais e sociais.
E Conhecereis A Verdade, do ponto de vista metodológico, rompe com esse paradigma. E todos sabemos que não é fácil romper com modos sedimentados de entender as coisas. Por isso mesmo, é preciso não somente coragem, mas habilidade e árduo trabalho para enfrentar esse desafio. Méritos claramente perceptíveis neste estudo.
O leitor pode estar se perguntando: qual o ganho em se pensar um objeto empírico a partir de um aparato conceitual filosófico? A meu ver, o ganho é substantivo. Se o Élvio tomasse
uma teoria da comunicação para entender a transmissão da mensagem religiosa por parte da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a sua análise tenderia a se restringir a elementos mais técnicos, mostrando em que medida certas estratégias comunicacionais são ou não adequadas, são ou não empregadas etc. No entanto, ao tocar no tema da verdade, o assunto é retomado desde seus fundamentos. Assim, o grande ganho é mostrar que a comunicação não é meramente questão técnica, mas há certas noções que são pressupostas e que determinam o modo como a comunicação é feita. A forma como a mensagem é comunicada, os meios e as técnicas que se empregam para isso são, em grande parte, reflexo dessas compreensões de fundo.
Dentre elas, nada mais central do que a noção de verdade.
Em outras palavras, ao entender a comunicação a partir da noção de verdade pressuposta por esse grupo, E Conhecereis A Verdade trata de um pressuposto silencioso – mas determinante – na constituição das várias doutrinas e práticas do grupo religioso, especialmente a comunicação. Com isso, revela-se não somente contribuição imprescindível para o entendimento dessa denominação religiosa, como traz contribuições metodológicas importantes para a Ciência da Religião e o estudo da religião em geral.

Deixe uma resposta