A proposta de Percurso Do Som Na Produção Sonora é ser uma alternativa para introduzir os leitores não acostumados com os termos e vocabulário da área de produção sonora, podendo, assim, transitar por ela sem muitas dificuldades. Assim, acreditamos que Percurso Do Som Na Produção Sonora atenderá às necessidades não só daqueles que estão matriculados formalmente em curso superior, mas também aqueles que tenham curiosidade ou querem ter um melhor conhecimento técnico em produção sonora.
Portanto, Percurso Do Som Na Produção Sonora pode ser adotado em diferentes cursos de nível superior ou de capacitação, como também pode atender empresas de audiovisual, empresas de comunicação, produtoras, que desejem proporcionar aos seus funcionários oportunidades de acesso ao conhecimento específico da área.
Imagine que você está na seguinte situação: é seu primeiro dia de estágio em um estúdio de áudio e apesar de uma formação básica obtida em um curso superior ou de capacitação, você se depara com um ambiente totalmente diferente daquilo que imaginava. Com certeza deve passar na sua cabeça: “Nossa, por onde começo?” Perguntas semelhantes devem surgir no momento do contato com o ambiente de trabalho e, por isso, o entendimento do conceito do Percurso do Som pode te deixar mais seguro, já que na maioria das vezes, ele se repete enquanto raciocínio do fluxo sonoro numa produção. Por exemplo: como identificar os diferentes equipamentos sobrepostos num estante de racks2 ? Como eles estão interligados e qual a importância disso? Existe uma sequência correta para a sobreposição deles? São tantos botões de diferentes cores, luzes que piscam e barras coloridas que se movem para cima e para baixo, uma hora verde, outra hora amarela, e, em outros momentos, vermelha.
Resumindo: num ambiente como este, de onde vem o som e para onde ele vai?
Foi partindo desse cenário e com base nesses (e em outros) questionamentos que surgem quando pessoas ainda não familiarizados com “o mundo do som” e o ambiente em que ele é produzido seja de forma artística e/ou comercial, que pensei numa proposta de criar um mecanismo capaz de minimizar as situações de stress no contato com o ambiente de produção sonora.

Deixe uma resposta