A publicação reúne os debates e síntese do seminário O trabalho no mundo contemporâneo: contradições e desafios para a saúde, organizado pela EPSJV, que colocou em discussão o trabalho, enfocando os elementos que produzem o atual modo de vida em nossa sociedade, suas características e implicações para os trabalhadores.
A discussão de princípios e diretrizes para subsidiar a construção de propostas político-pedagógicas na perspectiva crítico-emancipatória para a formação dos
trabalhadores técnicos da saúde, bem como o fortalecimento do Ensino Médio Integrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde e das  demais atividades de ensino, pesquisa e cooperação da EPSJV, foram objetivos cruciais desta trilogia.
Os seminários resultaram em publicações que se propõem a elucidar o processo histórico que vem conformando o campo do trabalho, da educação e da saúde no Brasil, na perspectiva da luta de classes contemporânea, constituindo-se em materiais que podem contribuir para a organização e o acúmulo de forças pela classe trabalhadora.
Neste último seminário, colocamos em discussão o trabalho, enfocando os elementos que produzem o atual modo de vida em nossa sociedade, suas características e implicações para os trabalhadores. Estiveram em análise as relações de trabalho na contemporaneidade capitalista e no contexto brasileiro, bem como o campo de lutas
– incluindo as contradições no campo da educação – no qual os trabalhadores estão
inseridos. Colocaram-se, também, em evidência, os efeitos desses processos para os
trabalhadores, o sistema de saúde e a saúde dos trabalhadores. Os dez palestrantes
convidados para o seminário “O Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos
e desafios para a saúde” são professores, pesquisadores e trabalhadores reconhecidos por sua atuação na área. São eles também, autores dos dez artigos que compõem a coletânea de mesmo nome.
A presente publicação segue, além dos objetivos e do enfoque teórico, a metodologia desenvolvida nas versões anteriores. Da mesma forma que nas ocasiões anteriores, os textos da referida coletânea foram discutidos antecipadamente por grupos de trabalho e/ou pesquisa, que prepararam questões para serem debatidas com os palestrantes convidados ao longo do seminário. As discussões suscitadas e o documento-síntese são agora publicados dando continuidade à série Caderno de Debates.

Deixe uma resposta