Arthur Conan Doyle – A História Do Espiritismo

Posted on Posted in História, Religião

Conan Doyle, cujo nome repercute por todo o mundo, é um dos escritores mais lidos da moderna literatura inglesa. O poder extraordinário de sua imaginação, a comunicabilidade natural do seu estilo, a espontaneidade de suas criações, fizeram dele um escritor universal, admirado e amado por todos os povos. O famoso precursor dos métodos científicos de pesquisa policial foi também um historiador, tendo escrito obras como “The Great Boer War” e “History of the British Campaign in France and Flanders”. Foi ainda um dos maiores e mais lúcidos escritores espíritas dos últimos tempos, em todo o mundo, revelando admirável compreensão do problema espírita em seu aspecto global, como ciência, filosofia e religião.
Vemos, assim, que há mais duas series de obras — a de história e a de espiritismo — que podem ser consideradas como os afluentes diretos deste verdadeiro delta literário da vida de Conan Doyle, que é a História do Espiritismo.
Neste livro, realmente, todas as qualidades do escritor e do homem estão presentes. Nele confinem os resultados de todos os seus estudos, de todas as suas experiências. Trata-se, pois, de um livro de interesse fundamental, para o estudo da vida e da obra do grande escritor. E só não o chamaremos básico, porque ele não está no alicerce, mas na cúpula. É aquilo a que os engenheiros chamam “chave-de-abóbada”.
Conan Doyle aplica em A História Do Espiritismo as suas qualidades de escritores estilo direto, vivo, objetivo, extraordinária capacidade de síntese, precisão descritiva e narrativa, agilidade quase nervosa no encadeamento do enredo, brilho e colorido nas expressões. Aplica ainda a capacidade de análise e a perspicácia sherloquianas, o rigor do método histórico, a capacidade de visão panorâmica dos acontecimentos.
Ao lado disso tudo, temos a grande compreensão humana dos numerosos episódios e problemas enfrentados, essa compreensão que o leva a explicar as quedas mediúnicas de alguns personagens e a perdoar generosamente os que não souberam explicá-las.
O escritor e o homem, depois de uma vida e uma obra, se fundem neste livro, que é feito ao mesmo tempo de papel e tinta, músculos e sangue, cérebro e nervos.

  1. Pedi este livro e recebi outro. Gostaria de receber o livro pedido que já foi pago: A história do espiritismo.

    1. Oi Geraldo!
      Acho que você fez alguma confusão. Nosso site é uma biblioteca virtual, e não vendemos livros, apenas compartilhamos links ativos na internet, para download gratuito.
      Veja se você não queria mandar essa mensagem para outro destinatário.
      Um abraço

      Livr’Andante

Deixe uma resposta