Aventura E Legado No Ensino Jurídico

Aventura e Legado no Ensino Jurídico, da FGV DIREITO RIO, resgata a história do Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito.
De 1967 a 1972, o Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito (CEPED) realizou, anualmente, na cidade do Rio de Janeiro

, um curso de Advogados de Empresa, sob a direção do professor Caio Tácito. Este livro apresenta a pesquisa sobre a História Oral do CEPED e traz reflexões de seus professores, fundadores e pesquisadores sobre o impacto que ele produziu e produz no ensino jurídico e na sociedade brasileira.
Organizada pelos professores Gabriel Lacerda, Joaquim Falcão e Tânia Rangel, Aventura e Legado no Ensino Jurídico, da FGV DIREITO RIO, é resultado da pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, com apoio do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC-FGV). Aventura e Legado no Ensino Jurídico resgata as ideias e atitudes presentes na concepção e execução do primeiro curso do Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito (CEPED) – Curso de Advogados e Empresas – e dos desdobramentos desse projeto, como a reforma do currículo-mínimo, na década de 1970.
O CEPED foi uma experiência didática no campo do ensino do direito, realizada pela FGV, em convênio com a então Universidade do Estado da Guanabara e a Fundação Ford. Mais do que o relato dessas experiências, o leitor encontrará em Aventura e Legado no Ensino Jurídico uma discussão de como uma mudança na forma e concepção do ensino jurídico afeta o desenvolvimento de um país. Além disso, a obra traz reflexões de professores, fundadores e pesquisadores do CEPED sobre o impacto que ele produziu e produz no ensino jurídico e na sociedade brasileira.
De acordo com um dos organizadores do livro, o professor Gabriel Lacerda, a pesquisa é explicada no livro através de textos teóricos e entrevistas com participantes. “O projeto ocorreu há quase 50 anos e influenciou toda uma geração de advogados. Muitas das ideias que o orientaram são até hoje atuais, talvez mesmo ainda inovadoras”, disse.
A obra, que é bilíngue (português/inglês), foi finalista do Prêmio Jabuti de 2013.

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Aventura e Legado no Ensino Jurídico, da FGV DIREITO RIO, resgata a história do Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito.
De 1967 a 1972, o Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito (CEPED) realizou, anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, um curso de Advogados de Empresa, sob a direção do professor Caio Tácito. Este livro apresenta a pesquisa sobre a História Oral do CEPED e traz reflexões de seus professores, fundadores e pesquisadores sobre o impacto que ele produziu e produz no ensino jurídico e na sociedade brasileira.
Organizada pelos professores Gabriel Lacerda, Joaquim Falcão e Tânia Rangel, Aventura e Legado no Ensino Jurídico, da FGV DIREITO RIO, é resultado da pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas, com apoio do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC-FGV). Aventura e Legado no Ensino Jurídico resgata as ideias e atitudes presentes na concepção e execução do primeiro curso do Centro de Estudo e Pesquisa no Ensino do Direito (CEPED) – Curso de Advogados e Empresas – e dos desdobramentos desse projeto, como a reforma do currículo-mínimo, na década de 1970.
O CEPED foi uma experiência didática no campo do ensino do direito, realizada pela FGV, em convênio com a então Universidade do Estado da Guanabara e a Fundação Ford. Mais do que o relato dessas experiências, o leitor encontrará em Aventura e Legado no Ensino Jurídico uma discussão de como uma mudança na forma e concepção do ensino jurídico afeta o desenvolvimento de um país. Além disso, a obra traz reflexões de professores, fundadores e pesquisadores do CEPED sobre o impacto que ele produziu e produz no ensino jurídico e na sociedade brasileira.
De acordo com um dos organizadores do livro, o professor Gabriel Lacerda, a pesquisa é explicada no livro através de textos teóricos e entrevistas com participantes. “O projeto ocorreu há quase 50 anos e influenciou toda uma geração de advogados. Muitas das ideias que o orientaram são até hoje atuais, talvez mesmo ainda inovadoras”, disse.
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